22°C 31°C
Candeias, BA
Publicidade

Mulher quase perde a vida ao contrair doença por não lavar garrafa térmica

Mulher quase perde a vida ao contrair doença por não lavar garrafa térmica

21/01/2025 às 21h31 Atualizada em 22/01/2025 às 00h31
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Os especialistas recomendam beber água ao longo do dia para se manter hidratado. Para fazer isso, muitas pessoas investem em garrafas térmicas para não precisarem comprar garrafas plásticas. No entanto, poucos limpam esses recipientes adequadamente. Existe uma crença popular de que não há necessidade de lavá-lo, pois a água com a qual é preenchido pode cumprir essa função. No entanto, a má limpeza desses produtos pode causar doenças. Garrafas não lavadas também podem desenvolver mofo, começar a cheirar mal ou adquirir sabores estranhos. As pessoas podem até ficar doentes, como aconteceu com a americana Kae Smith, uma mulher que desenvolveu bronquite por não lavar o recipiente de água. A mulher, dos Estados Unidos, sofreu episódios recorrentes da doença por vários meses, culminando em inflamação do revestimento dos brônquios. Tudo por não limpar sua garrafa térmica.  

Como lavar a garrafa?

Se não forem secas adequadamente, as garrafas de água são propensas à formação de mofo. Isso ocorre porque a umidade residual pode se acumular, criando um ambiente ideal para o crescimento desse tipo de fungo. “Os esporos de mofo, que são onipresentes no meio ambiente, podem se depositar em superfícies úmidas e começar a crescer. Além disso, se a água dentro da garrafa não for substituída regularmente, a matéria orgânica da saliva ou de outros contaminantes pode fornecer nutrientes para o mofo prosperar” explica o professor Benjamin Turner, do Departamento de Biologia da Universidade do Alabama em Birmingham, à mídia da universidade. Para evitar o crescimento dessas bactérias, é assim que você deve limpar sua garrafa térmica:
  1. Use água quente e detergente para limpar completamente os copos de água.
  2. Esfregue todas as superfícies, incluindo o interior, o exterior e as fendas onde o mofo ou as bactérias possam se esconder.
  3. Enxágue bem o vidro com água limpa para remover qualquer resíduo de sabão.
  4. Desinfete a garrafa térmica com uma solução de alvejante ou desinfetante comercial projetado especificamente para superfícies de contato com alimentos para remover quaisquer bactérias ou esporos de mofo restantes.
  5. Deixe a garrafa secar completamente ao ar antes do próximo uso.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias