
Em uma escalada sem precedentes na diplomacia entre a Casa Branca e a Santa Sé, o presidente Donald Trump utilizou a rede Truth Social na noite deste domingo (12) para atacar frontalmente o Papa Leão XIV. O mandatário americano reagiu às críticas do pontífice sobre as recentes operações militares e diplomáticas dos EUA no Irã e na Venezuela.
"O Papa Leão é fraco em relação ao crime e péssimo em política externa", escreveu o presidente. "Ele precisa parar de tentar agradar a esquerda radical e se concentrar em ser um grande Papa, não um político. Ele está prejudicando a Igreja Católica."
Choque de Soberanias
O descontentamento de Trump decorre do posicionamento do Vaticano contra as intervenções diretas da administração americana. Durante seu post, o presidente foi incisivo sobre suas prioridades de governo:
"Não quero um Papa que ache aceitável o Irã possuir armas nucleares, nem um que critique os EUA por garantirem a ordem na Venezuela. Estou fazendo exatamente o que fui eleito para fazer", afirmou Trump.
Tensões sobre a "Origem Americana" do Papa
Um dos pontos mais polêmicos da declaração foi a insinuação de que a nacionalidade de Leão XIV — o primeiro Papa estadunidense — teria sido um fator estratégico em sua eleição no Conclave para tentar influenciar a Casa Branca. Trump sugeriu que o pontífice deveria demonstrar "gratidão" em vez de oposição.
O presidente também estabeleceu um contraste familiar curioso ao elogiar o irmão do Papa:
"Prefiro muito mais o seu irmão, Louis, do que ele, porque Louis é totalmente MAGA. Ele compreende o que estamos fazendo, e o Leão não", disparou o mandatário.
Mín. 23° Máx. 29°





