22°C 31°C
Candeias, BA
Publicidade

Camaçari publica Plano Municipal de Segurança Pública com metas de redução da violência no município

Camaçari publica Plano Municipal de Segurança Pública com metas de redução da violência no município

12/11/2025 às 10h09 Atualizada em 12/11/2025 às 13h09
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O documento se alinha aos objetivos do ‘Município Seguro’, projeto estratégico do MPBA que faz diagnóstico, monitoramento e fiscalização da existência e regularidade de políticas de segurança pública municipal, voltadas à implementação dos instrumentos e mecanismos da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O projeto desenvolve ações conjuntas com o programa ‘Bahia pela Paz’, política estatal que busca a redução da criminalidade no estado.

Estrutura

O Plano está organizado em três eixos temático, Gestão, Infraestrutura e Integração Social, que se desdobram em 13 compromissos e 60 ações específicas. Entre as prioridades, estão a criação do Órgão Gestor Municipal de Segurança Pública, consolidação do Fundo Municipal de Segurança Pública, melhoria da iluminação pública e recuperação de espaços urbanos, fortalecimento de programas de prevenção à violência doméstica, de gênero e contra crianças e adolescentes, articulação entre secretarias municipais e órgãos estaduais de segurança e estímulo à criação de Conselhos Comunitários de Segurança

Política de Estado

Para o MPBA, a aprovação do plano municipal estruturado representa um avanço significativo para Camaçari, pois estabelece uma política de Estado — e não apenas de governo — para a segurança pública. Com metas quantificáveis, como a redução de 9% ao ano na taxa de homicídios e 20% nos índices de roubos, o documento permite monitoramento sistemático, transparência na aplicação de recursos e continuidade das ações independentemente de mudanças administrativas. “É um momento histórico para Camaçari. O Plano não é apenas um documento técnico, mas o resultado de um trabalho colaborativo que envolveu diversas instituições, especialistas da Ufba e, principalmente, a escuta ativa da nossa comunidade”, destacou a promotora de Justiça Aline Cotrim Chamadoira, coordenadora do Cisp Camaçari.  “Estamos criando uma política pública sustentável, com metas claras e ações integradas que atacam tanto as consequências quanto as causas da violência. O município assume seu protagonismo na construção de uma sociedade mais segura e justa para todos os camaçarienses”, completou.Eventos Camaçari.

A promotora de Justiça Anna Karina Trennepohl, que atua no Controle Externo da Atividade Policial, destacou que “o Plano é um instrumento de planejamento estratégico que tem o objetivo de diagnosticar, organizar e orientar as ações locais voltadas à prevenção e à redução da violência e da criminalidade, em articulação com o município, outras instituições e a sociedade civil”. O Cisp Regional Camaçari continuará acompanhando a implementação do plano, garantindo a efetivação dos compromissos assumidos e a participação da sociedade civil no monitoramento das ações.

Foto: Rafael Kuster

Jornal Camaçari

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias