
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) celebrou nesta quarta-feira (3) seus 130 anos de história com uma cerimônia realizada durante a Fenagro 2025. O evento homenageou ex-secretários da pasta e instituições parceiras que contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária baiana ao longo dessas mais de três décadas.
A celebração, realizada no Parque de Exposições de Salvador, reuniu autoridades, servidores e representantes de entidades do setor agropecuário para reconhecer a trajetória de uma das secretarias mais antigas do Poder Executivo Estadual. Os homenageados receberam a medalha de mérito Joaquim Inácio Tosta Filho, honraria instituída pelo Decreto nº 11.112, de 27 de junho de 2008, dedicada a personalidades que se destacaram em prol do setor agrícola e rural da Bahia.
O secretário estadual de Agricultura, Pablo Barrozo, justificou a escolha da Fenagro como palco para a comemoração histórica. "Fiz questão de estarmos aqui. Queríamos fazer essa homenagem na Fenagro porque é um momento de reconstrução", afirmou Barrozo.
Para Pablo Barrozo, a cerimônia foi uma noite de reonhecimento por tudo o que a Seagri já realizou para o estado da Bahia. "Emoção por rever pessoas que fazem parte desta história. Parabéns também a todos os servidores que por aqui passaram e aos que, hoje, dedicam suas vidas para que esta secretaria possa trilhar um futuro ainda mais grandioso.", declarou.
Legado e compromisso
O chefe de gabinete da Seagri, Vivaldo Góis, representou os servidores da pasta e destacou o significado da homenagem. "A Secretaria tem 130 anos e é a mais antiga do Estado. Todos vocês, ex-secretários, dedicaram parte de suas vidas com empenho e seriedade a esta instituição. Por isso, nosso atual secretário também teve a sensibilidade de homenageá-los por deixaram seu legado para a Seagri", afirmou.
Também participaram da cerimônia o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Paulo Sérgio Luiz, e o diretor-geral da Bahia Pesca, Daniel Victória, além de servidores e ex-servidores que fazem parte dessa trajetória fundamental para o desenvolvimento da agropecuária baiana.
Trajetória de 130 anos
Ao longo de sua história, a Seagri consolidou-se como protagonista na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao setor agropecuário. A pasta marca presença no núcleo da gestão pública estadual, tendo desempenhado um papel fundamental no avanço do agronegócio e no apoio ao pequeno, médio e grande produtor, incentivando a inovação, estruturando cadeias produtivas e contribuindo de maneira decisiva para o crescimento econômico do Estado.
Ex-secretários homenageados
Receberam a medalha de mérito Joaquim Inácio Tosta Filho os ex-secretários Renato de Pinho Pereira (in memoriam), Fernando Cincurá de Andrade (in memoriam), Paulo Câmara (in memoriam), Sílvio de Castro, Walter Dantas de Assis Baptista, Pedro Barbosa de Deus, Roberto de Oliveira Muniz, Eduardo Seixas de Salles, Jairo Alfredo Oliveira Carneiro, Fernanda Ferreira Mendonça e João Carlos Oliveira da Silva, cada um representando momentos distintos da história da agricultura baiana e contribuições fundamentais para o fortalecimento do setor.
Instituições parceiras
Também foram homenageadas instituições que ao longo das décadas estabeleceram parcerias estratégicas com a Seagri para o desenvolvimento do agronegócio baiano: FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia), Sincar, Sindileite, ABA (Associação Baiana de Avicultura), AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), Assocafé, CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), ABAF (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal), CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), Ceplac, Conab, OCEB (Organização das Cooperativas do Estado da Bahia), Accoba, Desenbahia, Biofábrica Moscamed, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, entre outras entidades que colaboram continuamente com a secretaria na promoção do desenvolvimento rural e agrícola da Bahia.
Fonte: Ascom/Seagri
Mín. 22° Máx. 31°





