21°C 26°C
Candeias, BA
Publicidade

Salvador: Marta Rodrigues diz que prefeitura precisa assumir responsabilidade por cidade tomada pelo lixo

Vereadora critica a demora para normalizar a limpeza urbana três dias após o fim da greve, lembra que a Taxa de Lixo foi reajustada este ano e afirma que a população tem direito a um serviço eficiente

26/06/2026 às 17h12
Por: Redação
Compartilhe:
Salvador: Marta Rodrigues diz que prefeitura precisa assumir responsabilidade por cidade tomada pelo lixo

*Marta Rodrigues diz que prefeitura precisa assumir responsabilidade por cidade tomada pelo lixo*

_Vereadora critica a demora para normalizar a limpeza urbana três dias após o fim da greve, lembra que a Taxa de Lixo foi reajustada este ano e afirma que a população tem direito a um serviço eficiente_

A vereadora Marta Rodrigues (PT) afirmou, nesta sexta-feira (26), que o cenário encontrado em diversos bairros de Salvador, mesmo três dias após o encerramento da greve dos trabalhadores da limpeza urbana, escancara a falta de planejamento e de capacidade de resposta da Prefeitura diante de uma situação que afeta diretamente a saúde pública e a qualidade de vida da população.

"É inadmissível que o cidadão pague uma taxa de lixo que voltou a aumentar este ano e, ainda assim, seja obrigado a conviver com montanhas de resíduos espalhadas pelas ruas dias depois do fim da greve. A Prefeitura precisa assumir sua responsabilidade. Quem paga seus impostos e a taxa de resíduos sólidos espera, no mínimo, um serviço eficiente". 

A parlamentar lembrou que os soteropolitanos já pagam uma elevada Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos (TRSD), reajustada novamente este ano pela gestão municipal, e afirmou que, diante da cobrança cada vez maior de impostos e tarifas, a população tem o direito de exigir uma cidade limpa. "A  população só sofre aumentos de tarifas, mas qualidade de vida e serviços públicos continuam abaixo do esperado", diz. 

Marta ressaltou que a greve foi um direito legítimo dos trabalhadores, mas afirmou que a permanência do lixo nas ruas é consequência da incapacidade da administração municipal de restabelecer rapidamente os serviços. "É preciso deixar claro que o direito de greve dos trabalhadores deve ser respeitado. Os garis e margaridas travaram uma luta legítima por valorização profissional e melhores condições de trabalho. A sujeira que continua tomando conta da cidade não é culpa deles. A responsabilidade é da Prefeitura, que demonstrou falta de planejamento, estratégia e capacidade de resposta para restabelecer a normalidade com a rapidez que a situação exigia."

Segundo a vereadora, moradores têm denunciado acúmulo de lixo em diferentes regiões da cidade, desde bairros turísticos até comunidades periféricas. "Infelizmente, como quase sempre acontece, é a periferia que sofre mais, tendo que conviver com ruas tomadas pelo lixo, mau cheiro, proliferação de insetos e risco à saúde. É um verdadeiro abandono", denunciou. 

A parlamentar citou, entre os locais denunciados por moradores, a Rua Doutor Eduardo Santos e a Rua Direta do Pero Vaz, onde, segundo ela, o lixo permanece acumulado mesmo após o fim da paralisação, encerrada na última terça-feira (23). "As imagens são revoltantes. Salvador está entregue às moscas, literalmente. Isso é uma vergonha para uma capital que cobra tantos impostos da população". 

Para Marta, a Prefeitura precisa assumir integralmente a responsabilidade pela demora na normalização da limpeza urbana. "A Prefeitura sabia da possibilidade de paralisação, anunciou planos de contingência, mas o que se vê nas ruas demonstra que eles falharam. Não basta dizer que a greve acabou. A gestão municipal precisa assumir sua responsabilidade. Era obrigação agir imediatamente para reduzir os impactos sobre a população e restabelecer a limpeza em toda a cidade", afirmou. 

A  permanência do lixo nas ruas representa um grave risco sanitário, conforme explica a petista. "Lixo acumulado significa proliferação de moscas, baratas, ratos e outros vetores de doenças. Estamos falando de saúde pública. Crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis são os primeiros a sofrer as consequências desse abandono. Salvador não pode conviver com um cenário como esse. A Prefeitura precisa assumir sua responsabilidade, mobilizar todas as equipes necessárias, estabelecer prioridades e devolver à população uma cidade limpa e digna", declarou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Candeias, BA
27°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 26°

28° Sensação
4.92km/h Vento
64% Umidade
100% (13.61mm) Chance de chuva
05h55 Nascer do sol
05h18 Pôr do sol
Sáb 29° 20°
Dom 28° 21°
Seg 27° 20°
Ter 26° 20°
Qua 24° 21°
Atualizado às 15h04
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,17 -0,13%
Euro
R$ 5,88 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,809,01 +0,12%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Lenium - Criar site de notícias