As Forças de Defesa de Israel anunciaram, nesta terça-feira (16/4), a morte de um comandante do grupo extremista Hezbollah. Ismail Yusaf Baz foi atingido por um bombardeio israelense na região de Ain Ebel, no
.
Yusaf Baz teria servido no braço militar do grupo extremista. “Como parte de sua posição, Ismail esteve envolvido na promoção e planejamento de lançamentos de foguetes e mísseis antitanque em direção a Israel a partir da área costeira do Líbano”, informaram as Forças Armadas de Israel.
O Hezbollah, que atua no Líbano, tem apoiado a ação do Hamas com ataques contra Israel na Faixa de Gaza. O conflito
teve uma escalada recente após o Irã promover uma ofensiva ao território israelense. A guerra entre Israel e o Hamas completou seis meses no dia 7 de abril e segue sem prazo para chegar ao fim. Em 7 de outubro de 2023, Israel declarou guerra contra o Hamas, após uma ação surpresa. Na ocasião, membros do grupo extremista invadiram o território israelense em uma operação que resultou em 1,2 mil mortes — entre as vítimas, três brasileiros — e mais de 200 foram levados reféns. Em resposta, Israel passou a bombardear a Faixa de Gaza. A ONU, com base em informações do Ministério da Saúde local, que é dominado pelo Hamas, divulgou que mais de 30 mil palestinos morreram, sendo que pouco mais de um terço do montante seria formado por crianças.