O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Câmara de Candeias espera que seja votada nesta terça a lei 014/2017 que dá o reajuste ao servidores municipais

 

A câmara de vereadores de Candeias,  deve votar amanhã o pedido de urgência da lei o14/2017, que se refere ao reajuste dos servidores municipais de Candeias , a lei entrou em vigor no dia 26/04, após a promulgação do Decreto nº 125/2017, que autoriza o reajuste salarial de 8% aos servidores municipais, na emenda aprovada pelos vereadores, foi concedido o aumento de 8%, dividido em três parcelas: uma de 4%, pagos em março; 2%, em maio; e 2%, em junho.

O presidente da Câmara, Fernando Calmon (PSD), explicou que o Poder Executivo poderia  sancionar, vetar total ou vetar parcial a emenda, mas o governo não fez e agora é lei vigente do município.

A matéria volta para o plenário da câmara depois que o executivo enviou para o parlamento no dia 27/04, com o pedido de revisão, e na ultima sessão do dia 05/05,  o líder do Governo, Arnaldo (PSDB), solicitou que a matéria seja votada de forma urgente, pois a lei tem inconstitucionalidade e precisa ser reparada, afirma o vereador.

Tanto a base quanto a oposição, se embasam na lei Orgânica do município .

de acordo com art. 93 da lei Orgânica de Candeias, os vereadores não podem realizar emendas com aumento de despesas , por este artigo o governo alega que a lei é inconstitucional , pois a câmara não poderia criar despesas para o executivo.

Já no art. 97 no paragrafo 3°, diz que o prefeito não poderá vetar o projeto de lei que seja aprovado de forma unanime no parlamento , então como não houve veto por parte do executivo, houve promulgação da lei pelo legislativo.

Agora é esperar que esta matéria de importante relevância para o município, seja debatida e revisada de forma salutar para a cidade e seus servidores.