O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Sem cortejo de fiéis, Festa ao Senhor do Bonfim tem desfile de imagem peregrina por ruas de Salvador

A festa ao Senhor Bom Jesus do Bonfim, nesta quinta-feira (14), em Salvador, não teve o tradicional cortejo anual com as centenas de milhares de pessoas, por causa da pandemia da Covid-19.

Apesar disso, o desfile da imagem peregrina de Jesus foi feito em carro aberto pelas ruas da capital. Contrariando os pedidos das autoridades religiosas, políticas e policiais, várias pessoas acompanharam a imagem, levada pelo Corpo de Bombeiros, por alguns pontos a pé e de bicicleta.

Às 8h30, a imagem peregrina partiu da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, na Vitória, sob o hino ao Senhor do Bonfim. Depois da Igreja da Vitória, a imagem imagem passou pelo Centro Histórico da capital até chegar à frente da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, por volta das 10h.

A imagem peregrina de Jesus seguiu então pelas ruas da Cidade Baixa. Na Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim, que fica na altura da Feira de São Joaquim, fogos de artifício foram soltados na passagem da imagem.

Na reta-final do trajeto, já no Largo dos Mares, a imagem do Senhor do Bonfim foi muito aplaudida. No começo do Caminho da Fé, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, o desfile parou para contemplar as Obras Sociais Irmã Dulce, da Santa Dulce dos Pobres.

Já na Baixa do Bonfim, os fiéis não puderam subir a Colina Sagrada, porque barreiras foram instaladas pela prefeitura, para evitar aglomerações na basílica. A imagem foi conduzida e, diferente dos anos anteriores, ela foi removida e levada para contemplação pela frente da igreja, por causa da ausência de pessoas.

Párocos deram as mãos e fizeram uma corda humana ao redor da imagem peregrina. Depois, o padre Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, fez os agradecimentos e homenagens ao Senhor do Bonfim.

Diferente dos anos anteriores, a missa campal não pôde ser acompanhada pela população presencialmente, mas foi transmitida por autofalantes e pela internet.