Governo Federal corta 12.706 mil beneficiários do Bolsa Família no estado da Bahia
Governo Federal corta 12.706 mil beneficiários do Bolsa Família no estado da Bahia
19/02/2021 às 00h02
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
O governo federal excluiu, entre dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, 12.706 mil famílias baianas do programa Bolsa Família, revelam dados do Comitê Técnico da Assistência Social do Consórcio Nordeste. A Bahia figura como o estado com mais baixas entre os beneficiários em todo o país. A divulgação dos dados acontece após o deputado federal baiano, João Roma (Republicanos), ter sido anunciado como o novo titular do Ministério da Cidadania, pasta responsável pela gerência dos programas sociais do governo. No cômputo geral, o Nordeste teve uma redução de 48 mil famílias beneficiadas pelo programa. Outras 13 mil famílias foram cortadas na região Norte, no mesmo período. Em contrapartida, as regiões Sul (+ 26.504), Sudeste (+ 21.479) e Centro Oeste (+ 4.090) registraram aumento no número de famílias beneficiadas pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Para o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins, a exclusão de beneficiários das duas regiões "mais empobrecidas" do país “é uma ação criminosa”. “É uma ação criminosa, sem nenhuma razoabilidade técnica, política e econômica. Privilegiar as regiões mais ricas, que não tiveram grandes perdas, com acréscimos de pessoas no programa Bolsa Família, enquanto que as regiões Norte e Nordeste tiveram perdas expressivas é um absurdo”, afirmou Martins. “Condenamos sob todos os aspectos [os cortes no programa], sobretudo nesse momento em que precisamos dar mais apoio a famílias mais empobrecidas”. De acordo com o secretário, o Governo Federal descumpre liminar em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), impetrada pelo Governo da Bahia e mais seis estados do Nordeste, que proíbe a redução do número de beneficiários do Bolsa Família na região. Martins disse que irá mapear os municípios baianos que sofreram perdas de beneficiários para apresentar os dados à Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) e serem anexados aos autos. “O Governo do Estado da Bahia entrou com uma ação e tem uma liminar no STF proibindo a redução do número de beneficiários no estado. A Tarde
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.