
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (CFA/Funceb) realiza uma programação especial gratuita, dia 10 de março (terça-feira), no Pelourinho. As atividades acontecem ao longo do dia e incluem serviços de cuidado, ações culturais, atividades de lazer e aulas abertas de dança.
Pela manhã, das 9h às 12h, a Escola de Dança da Funceb recebe a ação “Cuidando Delas”, voltada ao bem-estar e à saúde das mulheres. Serão ofertados serviços gratuitos como massoterapia, aferição de pressão arterial e glicemia, orientação sobre preservação sexual, atendimentos com fisioterapeutas e psicólogos, além de atividades de autocuidado e demonstração de produtos de beleza.
No período da tarde, das 14h30 às 17h30, acontece o “Bingo Delas”, momento de confraternização com distribuição de prêmios, entre eles vouchers para aulas dos Cursos Livres do Centro de Formação em Artes, sessões de acupuntura e drenagem linfática, produtos de beleza, ingressos para espetáculo de dança, além de outros brindes.
Ainda durante a programação será realizado o lançamento do livreto “Afrobeto de Mulheres Negras”, da autora Bia Barreto. O material apresenta, de A a Z, mulheres negras que marcaram a história do Brasil e do mundo, por meio de ilustrações e mini-biografias acessíveis. Voltado para escolas, famílias e projetos culturais, o livreto busca promover o afroletramento, a representatividade e o fortalecimento da identidade negra desde a infância, em diálogo com a Lei 10.639/03 e com pedagogias antirracistas.
Encerrando a programação, das 18h30 às 20h30, o público poderá participar de duas aulas abertas de dança no Pelourinho. No Largo Quincas Berro D’Água, acontece a aula de Dança Afro-Brasileira com Tati Campêlo, enquanto no Largo Tereza Batista será realizada uma aula de Heels Dance com a artista Lunna Montty.
As atividades reforçam a importância da arte e do movimento como formas de celebração da potência feminina. A programação é gratuita e aberta ao público.
Programação
Turno Matutino – “Cuidando Delas”
Horário: Das 9h às 12h
Serviços oferecidos:
Massoterapia; Aferição de pressão e glicemia e orientações sobre preservação sexual; Atendimento com fisioterapeutas; Atendimento psicológico e
Cuidados de beleza – Mary Kay
Turno Vespertino – “Bingo Delas”
Horário: Das 14h30 às 17h30
Premiações:
Vouchers para aulas dos Cursos Livres; Sessões de acupuntura e drenagem linfática; Par de ingressos para o espetáculo “Koanza”; Cuidados estéticos, Produtos de beleza; Brindes diversos
Lançamento do livreto “Afrobeto de Mulheres Negras”, de Bia Barreto
Turno Noturno – Aulas abertas nos Largos
Horário: Das 18h30 às 20h30
Aula de Dança Afro-Brasileira com Tati Campêlo
Onde: Largo Quincas Berro D’Água
Aula de Heels Dance com Lunna Montty
Onde: Largo Tereza Batista
Serviço
Programação especial – Dia Internacional da Mulher
Quando: Dia 10 de março de 2026 (terça-feira)
Onde: Escola de Dança da Funceb – Pelourinho
Quanto: Gratuito
Fonte
Ascom/Funceb
Mín. 23° Máx. 30°





