22°C 33°C
Candeias, BA
Publicidade

Ministério das Mulheres visita Casa da Mulher Brasileira e anuncia projeto para ampliar atendimento às crianças das mães…

A Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Salvador, recebeu, nesta quinta-feira (19), uma visita técnica do Ministério das Mulheres, por meio da Secret...

19/02/2026 às 18h01
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
 Foto: Cláudia Oliveira- Ascom/SPM
Foto: Cláudia Oliveira- Ascom/SPM

A Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Salvador, recebeu, nesta quinta-feira (19), uma visita técnica do Ministério das Mulheres, por meio da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com o objetivo de discutir o fortalecimento dos serviços prestados às mulheres vítimas de violência doméstica. A perspectiva é ampliar o atendimento às crianças, cujas mães são atendidas no equipamento.

A atividade contou com representantes das gestões estadual e municipal, além de consultores técnicos do Ministério e equipe de infraestrutura. A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, falou sobre os desdobramentos da visita. “A visita do Ministério das Mulheres é muito importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. Pensar nas crianças, que estão inseridas no ciclo da violência é fundamental, pois elas estão entre as mais vulneráveis nesse processo. Qualificar o atendimento significa ampliar a rede de cuidado e proteção para toda a família”, avaliou.

Representando a Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Maura Souza, falou sobre o projeto em andamento. “Nossa intenção é discutir tecnicamente formas de melhorar esse atendimento, qualificar o serviço e as equipes, tornando o espaço mais acolhedor, lúdico e educativo, fortalecendo a autonomia e a proteção das mulheres e também das crianças que acompanham suas mães. A proposta inclui um diagnóstico sobre o atendimento infantil e o desenvolvimento de um projeto piloto de intervenção nas brinquedotecas das unidades, visando qualificar o serviço e ampliar a proteção integral”, afirmou.

Já a coordenadora estadual da CMB, Ana Clara Auto, destacou que o encontro permitiu apresentar a realidade cotidiana do atendimento na Casa da Mulher Brasileira. “Tivemos a oportunidade de compartilhar os desafios enfrentados no acolhimento dessas crianças, que também são impactadas pela violência. Essa troca técnica é essencial para aprimorar práticas, fortalecer a equipe e qualificar ainda mais os serviços prestados pela unidade”, pontuou.

Durante a visita, também foi feita uma avaliação das ações realizadas no período do Carnaval. Equipes da Secretaria das Mulheres que atuaram nas tendas “Oxe, me respeite” registraram atendimento a 203 mulheres que buscaram informações sobre os serviços da Casa da Mulher Brasileira.

Sobre a Casa da Mulher Brasileira

A unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, oferecendo atendimento multidisciplinar a mulheres em situação de violência doméstica. O espaço reúne serviços do Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia Especializada, Justiça, policiamento especializado, acolhimento psicossocial e abrigamento temporário. Na Bahia, três novas casas serão implantadas nos municípios de Itabuna, Irecê e Feira de Santana, com processos já em andamento, para ampliar a rede de atendimento no interior do estado.

A visita técnica do Ministério foi acompanhada também por Vanda Pignato, ex-primeira-dama de El Salvador e fundadora do projeto Ciudad Mujer, que inspirou a criação da CMB no Brasil; da analista de infraestrutura do Ministério das Mulheres, Viviany Alves; do artista plástico Darlan Rosa, criador do Zé Gotinha, personagem símbolo das campanhas de vacinação no Brasil; da professora Cristina Rosa; Fernanda Lordelo, secretária municipal de Políticas para as Mulheres e Juventude; e Camila Batista, superintendente de Prevenção e Enfrentamento a Violência contra as Mulheres da SPM.  

Fonte

Ascom/SPM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias