
Ninguém esperava, mas Gilberto Gil, aos 83 anos, fez questão de comparecer à primeira noite do Expresso 2222, camarote ícone do Carnaval de Salvador e que esse ano homenageia Preta Gil. O poder agregador do patriarca da família Gil e o engajamento em torno da celebração de Preta fizeram com que mais de 20 membros do clã se reunissem no Edifício Oceania (em frente ao Farol da Barra), onde tradicionalmente se instala o Camarote Expresso 2222.
Flora Gil - que assim como Gilberto Gil estava vestida com a fantasia do Cortejo Afro -, Bela Gil, Sol de Maria, Flor Gil, Nara Gil, Marília Gil, Maria Gil, José Gil, João Gil, Francisco Gil, Gabriel Gil, Pedro Gil, Bento Gil, Dom Gil, Nino Gil e Sereno Gil foram alguns dos que estiveram presentes. “A gente se olha e entende que a gente tá aqui por conta da Preta. Se a gente não tivesse feito nada em homenagem a ela no Carnaval, talvez a gente estivesse mais triste. Ela não é ausência; ela é presença. Preta é presença. Vai ser pra sempre Preta no 2222”, afirmou Flora Gil. O tema da edição 2026 do camarote é, justamente, "Pra sempre Preta no 2222".
Já no Palco 2222, coração do camarote, a celebração a Preta ganhou ainda mais força com as performances de Nara Gil, filha de Gilberto Gil, Flor Gil, filha de Bela Gil, e do grupo Gilsons, formado por Francisco Gil, filho de Preta Gil, José Gil, filho caçula de Flora e Gilberto Gil, e João Gil, filho de Nara Gil. Eles entoaram diversos hits dançantes de Gilberto Gil.
Além deles, o Palco 2222 também contou com apresentações de Marina Íris, um dos principais nomes da nova geração do samba, convocada para ser a residente do espaço, e de Margareth Menezes, Ministra da Cultura do Brasil, que escolheu incluir no repertório “Preta Pretinha”, de Moraes Moreira, e duas de suas músicas que Preta adorava: “Dandalunda” e “Faraó”.
Até mesmo os cantores que passaram em cima dos trios, em frente ao Expresso 2222, prestaram suas homenagens a Preta Gil, como Anitta, que saudou Flora e Gilberto Gil, que estavam na varanda do camarote, e, logo em seguida, cantou “Sinais de Fogo”, um dos maiores sucessos na voz de Preta Gil. Foi nesse momento que Flora Gil se emocionou e comentou: “ela foi sempre lembrada hoje, né? Todos os artistas que passaram aqui fizeram uma celebração”. Russo Passapusso, vocalista da banda Baiana System, que havia entrado antes no camarote para saudar a família Gil, falou já em cima do trio: “Preta hoje é luz e ela nos ensinou não só sobre a importância de lutarmos pelos nossos direitos, mas, também, de celebrarmos nossas lutas”.
Convidados famosos
Além da família Gil, muitos amigos de Preta Gil e celebridades prestigiaram o Camarote Expresso 2222. Entre os amigos, Jude Paulla, que também é a DJ residente do Palco 2222, o apresentador Gominho, o artista musical Duh Marinho, o promoter Dudu Barros e Soraya Rocha, maquiadora de Preta por mais dez anos e que foi contratada para o espaço Natura, dentro do camarote.
Entre as celebridades, as quais circularam pelo espaço iFood e pelo espaço Elo, estiveram presentes: Regina Casé e Astrid Fontenelle, também muito amigas da família Gil, Bruna Marquezine, Sasha Meneghel, João Lucas, os atores Alice Wegmann, Marcelo Serrado, Diego Martins e Alice Carvalho (do filme “O Agente Secreto”), os cantores Paulinho Moska, Targino Gondim e Luedji Luna, os jornalistas Evaristo Costa e Tia Má, Lore Improta, Marina Morena, o publicitário Nizan Guanaes e a apresentadora Pâmela Lucciola.
Mín. 22° Máx. 29°





