
Durante três dias de atendimento no Centro Administrativo de Camaçari, o Hemóvel – unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), realizou coletas de sangue e cadastro para doação de medula óssea, ampliando o acesso da população à doação voluntária. A ação, que contou com o apoio da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), visa reforçar os estoques de sangue da rede estadual e o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), consolidando o compromisso do município com iniciativas voltadas ao cuidado com a vida.

Ao longo da mobilização, no que se refere à doação de sangue, foram cadastradas mais de 150 possíveis doadores. Esse resultado é considerado expressivo pela coordenação da ação, conforme avaliou a assistente social da Hemoba, Helen do Amor Divino.
“Encerramos esses três dias com um saldo bastante positivo e, com certeza, teremos um importante reforço para os estoques do estado. O engajamento da população demonstra a confiança no serviço e o entendimento da importância do gesto solidário”, avaliou Helen.

A moradora do bairro Natal, Silma Santos, 61 anos, contou que a ação foi essencial para despertar o desejo de voltar a ser doadora. “Eu sempre doava, muito pelo tipo sanguíneo, que é O negativo, mas no período da pandemia parei e acabei não voltando quando tudo melhorou. Essa é a primeira vez que retorno depois desse tempo. Decidi vir porque vi que estava tudo muito organizado e seguro. A gente precisa confiar para praticar esse ato de amor”, compartilhou.

Já a fisioterapeuta Rosângela Santos, 43 anos, moradora do Parque Nascente Rio Capivara, realçou a importância do gesto e incentivou outras pessoas. “Essa é a terceira vez que estou doando. Doar sangue é um ato simples que pode salvar vidas. Sempre que posso, faço minha parte. Espero que mais pessoas entendam a importância e venham doar também”, disse.

Doadora assídua, Ivanuce Gomes, 47 anos, destacou a tranquilidade do atendimento e a organização da ação. “Foi tudo muito tranquilo e bem organizado. A equipe é acolhedora e passa segurança. Dessa vez trouxe até minha filha, Cecília Vitória, que tem 12 anos, para que ela já cresça entendendo a importância desse gesto”, relatou a doadora.

A Sesau reforça que a doação de sangue é um ato simples, seguro e fundamental para manter o atendimento em unidades hospitalares, especialmente em períodos de maior demanda. A secretaria também lembra que a doação pode, e deve, ocorrer em qualquer época do ano, não apenas em campanhas específicas.
Quem não conseguiu participar da ação itinerante no Centro Administrativo pode procurar a unidade fixa da Hemoba em Camaçari, localizada ao lado do Hospital Geral de Camaçari (HGC), na Avenida Jorge Amado, s/n, Bairro Jardim Limoeiro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Estão aptas a doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, desde que atendam aos critérios estabelecidos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal; e pessoas acima de 60 anos só podem realizar a doação caso já tenham doado anteriormente. Para o atendimento é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.
Entre as demais exigências: o doador deve pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde; no ato da doação, é necessário não estar em jejum; não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; não ter fumado nas duas horas que antecedem o procedimento; e ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior. Recomenda-se, ainda, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta.



Mín. 23° Máx. 30°





