
A geração de empregos diretos e o fortalecimento de uma cadeia industrial estratégica para o SUS voltaram ao centro da agenda da saúde na Bahia neste sábado (7), durante visita técnica à fábrica transformadora de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de veículos de transporte sanitário, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A agenda contou com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da secretária executiva da Casa Civil do Governo Federal, Miriam Belchior.
A unidade já responde por 250 empregos diretos, com perspectiva de ampliação, e reforça a Bahia como polo de desenvolvimento, produção e distribuição de veículos de saúde para o Nordeste, com capacidade de atender também demandas de outros estados, especialmente em ambulâncias.
Essa realidade é resultado da prioridade dada pelo governado Jerônimo Rodrigues a uma política de Saúde de qualidade e para todos os baianos, bem como à geração de empregos e crescimento da economia do estado, além de ser fruto da parceria Bahia Brasil.
O SUS ganha ainda mais musculatura com o desenvolvimento regional, e a Bahia assume o lugar que ela merece, um polo que produz, distribui e fortalece a saúde pública para o Nordeste.
Durante a visita, Roberta Santana destacou que a instalação e o fortalecimento da indústria de veículos de saúde no estado geram impacto duplo, movimentam a economia e aceleram entregas para a rede pública. “Estamos falando de geração de empregos e de fortalecimento da indústria instalada na Bahia, mas também de agilidade. Produzir mais perto reduz custos logísticos e melhora o tempo de resposta da urgência e emergência. E isso salva vidas. É um investimento que posiciona a Bahia como polo exportador de ambulâncias e outros veículos de saúde para o Nordeste”, afirmou.
O ministro Alexandre Padilha ressaltou que ampliar a produção nacional de ambulâncias e veículos sanitários faz parte da estratégia do Governo Federal para reduzir desigualdades regionais e fortalecer o SUS, combinando desenvolvimento e ampliação do acesso. Segundo ele, a iniciativa reafirma o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues com investimentos estruturantes no Nordeste, estimulando cadeias produtivas, gerando oportunidades e reforçando a capacidade de atendimento dos serviços de saúde.
O avanço industrial caminha junto com entregas que reforçam a assistência em todo o território baiano. Desde 2023, o governador Jerônimo Rodrigues realizou a entrega de 1.394 veículos, com investimentos em diferentes frentes. Foram 983 ambulâncias, 195 vans de TFD, 154 veículos administrativos e 62 micro-ônibus. Já no âmbito do federal, desde 2023, contando com a entrega de ontem, a Bahia recebeu 419 ambulâncias do Samu, destinadas tanto à renovação quanto à ampliação dos serviços nos municípios.
A parceria entre o Governo da Bahia e o Governo Federal tem se traduzido em entregas e tecnologia para fortalecer a atenção básica, a urgência e a assistência especializada. Na sexta-feira (6), durante evento no Parque de Exposições de Salvador, mais de R$ 300 milhões do PAC Saúde foram destinados à Bahia com a entrega de veículos, equipamentos e tecnologias. Entre as ações, estão 1.030 kits para Unidades Básicas de Saúde, 32 Unidades Odontológicas Móveis, além de kits cirúrgicos, tomógrafos e outros equipamentos hospitalares para a rede estadual. Na ocasião, também foi autorizada a construção de três Policlínicas Regionais de Saúde, ampliando o acesso da população a exames, consultas e procedimentos nas diversas regiões do estado.
Mín. 23° Máx. 31°





