
A partir de hoje, dia 11 de janeiro, entra em prática a Tarifa Zero, seguindo o decreto assinado pelo prefeito Gustavo Carmo em 30 de dezembro do ano passado, que estabelece a gratuidade do transporte público urbano tanto aos domingos quanto em feriados. A decisão contribuirá para a mobilidade e a economia dos usuários dos ônibus coletivos.
Ao todo, serão disponibilizadas 15 linhas gratuitas, sendo estas: 21 de Setembro, Barreiro, Urupiara, Mangalô, Vila São Pedro, Miguel Velho, 2 de Julho, Baixa da Santinha, Jardim Petrolar/Parque Floresta, Santa Terezinha/Fim de Linha, Praça Kennedy/Alagoinhas IV, Terminal/Rodoviária, Urbis/Rua do Catu, Linha Verde/Praça Calu e Av. Silva/Atakarejo.
Indo em direção ao trabalho, José Juliano Souza Santana Santos contou que não estava ciente da gratuidade do transporte coletivo, mas aprovou a ideia. “Acho que a gratuidade é um passo para a evolução no acesso ao transporte. Foi uma surpresa agradável, e agora é vermos o que o governo da cidade fará para melhorar ainda mais o nosso transporte público”, disse.
Também recebendo com surpresa a informação da Tarifa Zero, Gabriele Andrade dos Santos contou que, ao passar pela catraca do ônibus e tentar efetivar o pagamento, foi informada que não seria necessário o pagamento. “Fui pegar o ônibus hoje, às 5h da manhã, e quando eu entrei, o cobrador falou que a passagem era grátis. Fiquei bem surpresa porque eu não sabia e sempre estava acostumada a pagar a passagem aos domingos e nos feriados também. Isso vai facilitar muito mais, principalmente para quem precisa trabalhar. Achei essa iniciativa incrível”, pontuou.
Para Regina Braga de Souza, a notícia já era de conhecimento há alguns dias. “Essa ideia é muito boa, tendo o ônibus, e ainda grátis, está tudo certo. Isso vai facilitar os nossos domingos e feriados, porque as pessoas aproveitarão para circularem com maior comodidade pela cidade”, enfatizou.
Itamara Alves de Jesus, que trabalha como cobradora de ônibus, contou que os passageiros inicialmente não acreditam que podem passar livremente pela catraca. “Eles estranham, entregam o dinheiro da passagem, mas a gente informa que não precisa pagar, e que agora a catraca estará liberada aos domingos e feriados. Está sendo uma ótima novidade para os passageiros.”
Mais acesso e respeito à população
“Queremos que todos os alagoinhenses e turistas possam desfrutar de nossa cidade, visitar suas famílias, acessar espaços de lazer e cultura, independentemente de sua condição financeira. É um investimento no bem-estar e na qualidade de vida da nossa população e uma forma de tornar Alagoinhas mais dinâmica e acessível para todos”, afirmou Gustavo Carmo.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Ordem Pública, Hilton Ribeiro, as primeiras horas do Programa Tarifa Zero funcionaram normalmente, seguindo o cronograma das linhas e facilitando o cotidiano dos usuários.
“Temos visto motoristas e cobradores devidamente instruídos, orientando os passageiros que não haverá a cobrança da passagem aos domingos e feriados, e agora é aguardar a receptividade da população. Faremos um processo de avaliação contínuo, para termos realmente uma ideia de como a população vem aderindo ao Tarifa Zero. Eu não tenho dúvidas de que é um programa de relevância dentro do Governo Gustavo Carmo e que as pessoas, aos poucos, vão entender que o transporte público é um mecanismo que atende realmente a população e deve ser visto como prioridade para o processo da mobilidade urbana de nossa cidade”, finalizou.
Mín. 21° Máx. 29°





