
Neste sábado, 10, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou um mutirão de revisão das cirurgias de catarata e pterígio realizadas em dezembro do ano passado. Ao todo, 300 pacientes foram atendidos, seguindo o protocolo de acompanhamento pós-cirúrgico recomendado para esses procedimentos.
“Esses pacientes já saíram das cirurgias com o pré-agendamento do retorno. O fluxo de atendimento foi tranquilo. Assim que o paciente é chamado, passa pela avaliação da equipe médica, que verifica se está tudo bem com o olho. Então, ele recebe alta ou indicação de uso de algum colírio, seguindo a conduta necessária para cada caso”, explicou a diretora de Regulação da Sesau, Emília Libório.
O coordenador da etapa de revisão, Rafael Mato Souza, destacou que, após 30 dias da cirurgia, é fundamental realizar uma nova avaliação para a conclusão do procedimento. “Esse acompanhamento acontece um dia após a cirurgia e, agora, um mês depois. Os pacientes estão sendo acompanhados para serem liberados para a vida normal. Se após esse período estiver tudo bem, poderão retomar suas atividades, fazerem seus óculos, realizarem novas consultas com seus oftalmologistas e seguirem normalmente”, afirmou.
A paciente Maria Salete Farias Leite, 71 anos, elogiou o trabalho da equipe e disse ter se sentido segura desde o procedimento até a revisão. “Após a cirurgia, me senti bem, graças a Deus. Tanto o atendimento quanto o acompanhamento foram ótimos. O mutirão deu continuidade ao que foi feito e o atendimento foi rápido, sem demora, e saio tranquila com o resultado pós-cirurgia”, declarou.
Mín. 21° Máx. 29°





