
O Carnaval antecipado de Itabuna, que acontece de 22 a 25 de janeiro, foi lançado na noite de terça-feira (6), no Centro de Cultura Adonias Filho, no município da zona turística Costa do Cacau, com shows, bandas de percussão e fanfarra, desfile de fantasias e de mascarados, manifestações populares e a presença de autoridades e de representantes de religiões de matriz africana. Houve ainda homenagens ao Mestre Sabará, baterista de 91 anos, que dá nome ao circuito da folia, na Avenida Aziz Maron, ao bloco Maria Rosa, considerado o mais antigo da Bahia, com 95 anos, e a foliões LGBT+.
A festa, que tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e do Ministério do Turismo, retoma uma tradição interrompida desde 2020, com a meta de se tornar o maior Carnaval fora de época do Brasil, desenvolvendo a economia e o turismo da região. Para isto foram anunciadas 45 atrações, como Bell Marques, Léo Santana, Jau, Psirico, Xanddy Harmonia, Timbalada e Filhos de Jorge. Como inovação, os artistas passam a dar duas voltas no circuito.
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, participou do lançamento, representando o governador Jerônimo Rodrigues. “A Bahia já tem o maior Carnaval do mundo, distribuído entre as 13 zonas turísticas, e estamos lançando em Itabuna o maior Carnaval antecipado do Brasil, numa conjunção de esforços dos governos federal, estadual e municipal, que fortalece a festa”, declarou.
“Nossa expectativa é ultrapassar 120 mil pessoas por dia, o que vai oportunizar a geração de negócios e o fortalecimento do comércio local. Um evento como esse não seria possível sem o apoio do Governo do Estado e do Ministério do Turismo, tendo a Prefeitura como promotora para gerar dividendos e impulsionar o turismo de Itabuna”, completou o prefeito Augusto Castro.
A programação, anunciada pelo presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, como parte do Calendário Festivo Oficial, terá uma prévia já no dia 17, com a 45ª Lavagem do Beco do Fuxico.
A estrutura da festa, que conta ainda com Bailinho Infantil, inclui o Espaço Kids e Torre de DJs. Para a segurança, a presença de 400 profissionais da Polícia Militar e o uso de equipamentos de videomonitoramento. Estão previstas também ações sociais e ambientais durante a festa.
Para o comerciário itabunense Maciel de Souza, de 37 anos, a retomada da festa é muito bem-vinda. “O Carnaval estava fazendo muita falta e, com estas atrações anunciadas, tem tudo para ser mesmo um dos melhores do país, além de animar a cidade e aquecer o comércio”, comemorou.
Fonte
Ascom/Setur-BA
Mín. 22° Máx. 30°





