
Os estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado em Salvador, participaram, nesta terça-feira (2), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), do lançamento da 2ª edição da Expo do Cuidado, uma mostra interativa sobre prevenção da gravidez não desejada na adolescência e perspectivas de futuro. A experiência consiste em uma visita mediada por monitores, que conduzem estudantes de 12 a 19 anos a quatro estações temáticas e um epicentro, onde participam de dinâmicas com recursos de gamificação e conteúdos informativos.
A iniciativa é realizada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), da Secretaria de Educação (SEC), da Secretaria de Saúde (SESAB) e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A exposição faz parte da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e integra o projeto "Oxe, Me Respeite - Nas Escolas", desenvolvido pela SPM, em parceria com a SEC e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Segundo a assessora técnica Larissa Gonçalves, que representou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, e também atuou como monitora, a exposição dialoga com o documento curricular referencial da Bahia, que traz a questão da educação em diversidade e direitos humanos. “Nós temos um desafio muito grande de integrar essas temáticas dentro do nosso currículo e também a potencialidade dentro das escolas, com a formação dos comitês de empoderamento e enfrentamento ao machismo na rede”, afirmou.
Presente na cerimônia, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Neusa Cadore, destacou o alcance da exposição. “Hoje, a gente comemora esse avanço, pois a exposição ficará disponível por quatro meses no IAT, recebendo diversos alunos. O nosso sonho é que a gente possa levar essa experiência para todos os territórios e todas as cidades da Bahia, para que outros adolescentes tenham acesso a essa exposição tão potente e bem pensada”.
Informações com interatividade
A estudante Judy Camillo, 17 anos, do curso técnico em Administração, aprovou a exposição. “Eu gostei muito de participar, pois não esperava que fosse tão legal. Eu realmente aprendi diversos conteúdos e é muito bom a gente ter acesso a esse conhecimento trazido por instituições que se preocupam com a gente. Achei interessante que, além de abordar sobre questões como gravidez e prevenção de doenças, a exposição também trabalha questões como planos de vida e carreira”, disse.
Para a estudante Maria Luisa Menezes, 15 anos, do curso técnico em Serviços Jurídicos, a exposição foi interessante. “Orientar o estudante é prevenir um abuso ou gravidez precoce, fazendo com que o adolescente se identifique com o seu corpo. A exposição traz toda essa educação sexual de forma lúdica para que o estudante tenha facilidade em compreender as informações”, comentou.
O lançamento da exposição também contou com a participação da diretora geral do IAT, Vânia Almeida; da chefe do escritório do UNFPA em Salvador, Michele Dantas; da superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH); do diretor de Alianças da Organon, Marcel Zetun; entre outros.
Fonte: Ascom/SEC
Mín. 21° Máx. 30°





