Por: Gabrielly Marqueton Salvador, Bahia, Brasil. 17 de abril de 2024. 18:57h
Durante a transição da infância para a pré-adolescência, as crianças passam por diversas mudanças físicas, emocionais e sociais que podem ser desafiadoras. É um período de grande turbulência e descobertas, no qual os pequenos começam a se distanciar da fase infantil e a se preparar para a adolescência. Do ponto de vista físico, é comum que nessa faixa etária ocorram mudanças significativas no corpo, como o aumento de estatura, o desenvolvimento de características sexuais secundárias e o surgimento da acne. Essas transformações podem causar desconforto e insegurança nas crianças, que muitas vezes têm dificuldade em lidar com as alterações corporais. Além disso, as mudanças emocionais também são bastante evidentes nesse período. As crianças estão em constante busca de identidade e autonomia, o que pode resultar em conflitos com os pais e demais adultos. É comum que elas experimentem diferentes emoções, como a ansiedade, a irritabilidade e a tristeza, e tenham dificuldades em lidar com esses sentimentos. Entrevistamos a Pedagoga Roberta Piancó e ela nos contou sobre as principais mudanças que ocorrem na transição de criança para pré-adolescência e como a família e a escola podem auxiliar nesse processo de adaptação.
(Roberta Piancó, Pedagoga).
“Nessa fase de transição, que ocorre em torno dos 10 aos 14 anos, a criança passa por diversas mudanças entre físicas, hormonais, sociais e emocionais, nesse processo é natural causar desconforto e estranhamente, não só na criança, como também, com a família, tudo é novo e precisa de adaptação, aceitação pessoal e acomodação nas relações interpessoais. Primeiro, a família precisa entender que a criança, ainda está na fase da infância, porém, em outro momento, então permanecer dando atenção e cuidados necessários referente a imaturidade, mas, ao mesmo tempo, respeitar os limites de autonomia, deixar que ela desenvolva suas próprias atividades com responsabilidade que a idade permite. A escola desempenha um papel fundamental em todo processo da infância, em se tratando dessa transição, é primordial! O ambiente escolar precisa ser um lugar seguro e acolhedor, ir além de uma educação sistematizada, de conteúdo programáticos, ser um lugar político de escuta e diálogo respeitoso. Família e escola precisam caminhar juntos para alcançar os objetivos de uma educação integral.” Roberta também falou sobre os métodos de incentivo aos estudos e em como varia de acordo com cada instituição de ensino. “Os métodos de ensino- aprendizagem são variados, cada instituição adere sua própria metodologia. Ao escolher a escola, a família precisa, ou seria ideal, conhecer o Projeto Político Pedagógico que mais se adapta à sua criança e as suas expectativas. Na minha visão a metodologia sociointeracionista e a Pedagogia de Projetos trazem resultados significativos para aprendizagem, onde o conhecimento é construído a partir de vivências já existentes, a criança é vista e respeitada como ser único e agente da sua própria aprendizagem, interagindo com o meio em busca de trocas relevantes. As atividades desenvolvidas precisam fazer sentido, os temas dos projetos precisam partir das indagações dos alunos e estão envolvidos em todo o processo. Lembrando que o incentivo à leitura e escrita é premissa base desde a primeira infância.” A transição da infância para a pré-adolescência pode ser um período desafiador para as crianças, à medida que enfrentam mudanças físicas, emocionais e sociais significativas. Alguns dos principais fatores que podem atrapalhar esse processo incluem a pressão dos pares, a baixa autoestima, a falta de habilidades sociais e a comunicação deficiente com os pais. No entanto, os pais e educadores desempenham um papel fundamental para ajudar as crianças a superarem esses obstáculos, fornecendo apoio emocional, oferecendo orientação e incentivo, promovendo a auto-aceitação e estimulando o diálogo aberto e honesto. Através dessas ações, é possível auxiliar as crianças a passarem por essa fase de transição de forma mais saudável e equilibrada
A Pedagoga deu dicas em como os pais e educadores devem lidar com essas mudanças “Os fatores são inúmeros, mas gostaria de salientar o que vejo como principal, não se afastar da criança, permanecer atentos (pais e escola) a todo comportamento do filho ou aluno, cada criança vai passar por essa transição de maneira única, os responsáveis são fundamentais no apoio, carinho, respeito e escuta, os combinados ainda serão necessários nessa fase, tratar com firmeza e acolhimento. Isso também passa, o amor permanece.” Nesse sentido, é importante que os adultos estejam atentos às necessidades e desafios que as crianças enfrentam durante essa fase de transição. É fundamental oferecer apoio e orientação, para que elas se sintam seguras e confiantes para lidar com as mudanças que estão ocorrendo. Portanto, a transição da infância para a pré-adolescência é um período de intenso crescimento e transformação, no qual as crianças precisam de apoio e compreensão para enfrentar os desafios que surgem nesse caminho rumo à adolescência. É importante que os adultos estejam presentes e dispostos a ajudá-las nesse processo de descoberta e autoconhecimento.