O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Jerônimo e Jacó fazem diálogo sobre educação em tempos de pandemia

A pandemia do novo coronavírus contribuiu na compreensão da desigualdade no Brasil e dos direitos que teremos que defender depois que a crise passar, a exemplo de moradia, acesso a água, sistema SUS e internet, fundamental nas escolas. Essa é a conclusão do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, que dialogou nesta quinta-feira (2), durante o programa “Sebo nas Canelas”, com o deputado estadual Jacó (PT).

O convidado da noite também reclamou do desgoverno federal perante os números altos da Covid-19 – mais de 1,5 milhão de casos e 61 mil mortes -, do troca-troca de ministros na Educação, do descaso com o Fundeb e da ausência de diálogo com as esferas estaduais e municipais. “É um governo que não é só ausente, mas que joga contra os direitos conquistados pela população brasileira”.

Sobre a esperada volta às aulas na rede pública escolar da Bahia, há mais de três meses suspensas para cerca de 800 mil alunos, Jerônimo disse que não existe previsão, e que essa retomada “é um desafio”, uma operação que envolve secretários de educação e saúde, prefeituras da capital e do interior, conselhos municipais e também as famílias. O Governo do Estado está terminando de equipar as escolas com pias e álcool gel. “Há professores com problemas de idade e de saúde; temos alguns estudantes também com alguns problemas de saúde, e nesses casos temos que zelar. O governo vai fornecer máscaras para professores, estudantes e funcionários e estamos realizando testes em estudantes em três municípios: Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca”, citou.

Ao final do programa, Jerônimo agradeceu a oportunidade e elogiou o mandato Sebo nas Canelas: “Um mandato que vai crescendo, tomando corpo, sem preconceito, encostando nas frentes de direitos, sem perder a identidade do mandatário, que foi eleito, resistindo, fazendo parcerias com outros mandatos federais, articulando forças com lideranças. Mesmo em municípios em que não teve votação expressiva, marca posição. É um orgulho para nós que temos origem no campo, na roça, ter um parceiro como você, simples, mas grã-fino na qualidade dos debates. E quando não sabe ou não domina o tema, pede ajuda”.

 

 

 

 

 

*Assessoria de Comunicação do Deputado Jacó*
Simone Ribeiro – Jornalista
(71) 98816-7285