O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Heineken compra Kirin e se torna segunda maior cervejaria do Brasil

 

Heineken anunciou nesta segunda-feira (13) a assinatura de um acordo com a Kirin Holdings Company para adquirir a operação brasileira da Brasil Kirin por 664 milhões de euros (US$ 704 milhões).  Com a aquisição, a Heineken pula para o segundo lugar entre as maiores cervejarias do país – com uma participação de quase 19%.

A Kirin teve uma participação de 9% no mercado nacional e seu portfólio inclui marcas como a Schin e a Devassa, além das chamadas marcas especiais Baden Baden e Eisenbahn.  Já a Heineken é dona da cerveja homônima e da marcas como Amstel, Kaiser e Bavaria. 

O acordo marca a saída da Kirin do Brasil. O grupo japonês pagou cerca de 3,9 bilhões de dólares em 2011 por 12 cervejarias, mas o negócio depois perdeu fatia de mercado e teve custos elevados pela fraqueza da moeda local.

 

A Heineken vai adquirir a Brasil Kirin da japonesa Kirin, que fabrica a cerveja da marca e uma série de produtos farmacêuticos e químicos. A expectativa é que o acordo seja concluído ainda no primeiro semestre deste ano.

O montante a ser desembolsado estima o valor da empresa em 1,025 bilhão de euros.

Alguns analistas também avaliaram o acordo como importante, uma vez que torna a Heineken uma forte rival da líder global AB InBev. A aquisição, que ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores, deve ser concluída na primeira metade do ano.

Segundo comunicado, a Heineken admite que o ambiente macroeconômico brasileiro tem sido “desafiador nos últimos anos”, mas aponta o potencial de longo prazo do mercado de cerveja que torna a operação altamente atrativa. Esse potencial vem apoiado pela perspectiva de crescimento do PIB e pelo aumento da população. “Além disso, o segmento premium de cervejas, que superou o crescimento médio do mercado de cerveja nos últimos anos, tem uma participação relativamente baixa em comparação com outros mercados, proporcionando uma oportunidade de crescimento futuro”, diz a nota.

O Brasil é hoje o terceiro maior mercado global para cerveja, com consumo de 139 milhões de hectolitros em 2015.

A Heineken comprou as operações de cerveja da FEMSA em 2010 e de lá para cá, sua participação de mercado subiu para 10%. Recentemente, a empresa lançou a Amstel no país para conquistar um público maior. Atualmente, a companhia opera 5 cervejarias no Brasil e tem uma parceria de distribuição estratégica com os engarrafadores Coca-Cola.

Marcas da Brasil Kirin (Foto: Divulgação)
Brasil Kirin

A Brasil Kirin é uma das maiores fabricantes de cerveja no Brasil, operando 12 fábricas com rede de vendas e distribuição própria. Tem uma presença particularmente forte no Norte e Nordeste onde a Heineken possui atualmente uma participação menor. Em refrigerantes, a Kirin registrou participação de mercado de 2% em 2015. Entre as marcas de refrigerantes da companhia estão a Itubaína. 

Marcas da Brasil Kirin Marcas da Heineken
Água Skin Heineken
Baden Baden Amstel
Schin Sol premium
Itubaína Desperados
Devassa Kaiser Radler
Viva Schin Kaiser
Eisenbahn Bavaria
Skinka Bavaria Premium
Glacial Bavaria 0%
Cintra Xingu
K Energy Drink Dos Equis
No Grauº Birra Moretti
Schin Tônica Edelweiss
Kirin Ichiban Murphys Irish Stout