Os moradores dos municípios de Madre de Deus, São Francisco do Conde e Candeias reclamam do mau cheiro oriundo da Refinaria Landulpho Alves. O caso ocorreu na noite desse domingo (2) e pelo menos 44 pessoas foram levadas para hospitais e postos de saúde da região. Alguns moradores relataram, em contato ao programa Fala Comigo desta segunda-feira (3), que sentiram dor de cabeça, irritação nos olhos e enjoo.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Madre de Deus informou que já enviou uma equipe de fiscalização para a empresa e, que até o momento, as medidas administrativas estão sendo tomadas. Já a Secretaria de Meio Ambiente de Candeias disse que irá solicitar da empresa uma estação de monitoramento do ar dentro do município. Após a denúncia, a Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Conde fez também vistoria no local.
Em entrevista ao programa Baiana Livre, o secretário municipal de Meio Ambiente de Madre de Deus, Luiz Montal, disse que a motivação do odor foi devido a uma unidade da refinaria que estava desativada e voltou a ser usada. Ainda de acordo com o secretário, os produtos que causaram o odor ainda são desconhecidos.
“Ontem à noite fomos surpreendidos com um forte odor, aonde não sabemos ainda qual foi o produto usado no momento do incidente. Acionamos a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sucom) para que medidas internas fossem tomadas. Constatamos que o odor chegou a vários municípios por causa do vento sul que direcionava para as regiões mais próximas. Estaremos tomando também as medidas preventivas justamente com as secretárias de meio ambiente de São Francisco do Conde e Candeias”, explicou.
Procurada para falar sobre o caso, a Petrobras informou que está apurando o caso.
Texto: Cristiani Cardozo
More Stories
Tonha Magalhães Celebra mais um ano de vida!
Compras com cartões e PIX: estados já recebem dados detalhados de pagamentos desde 2018
Violência Doméstica: “O cão atentou”, disse homem que esfaqueou ex e dopou filhos com Rivotril