Feira Cidadã leva serviços de saúde e cidadania a Coronel João Sá

0
O domingo (21) foi de ação social e solidariedade em Coronel João Sá, no nordeste da Bahia. Com 500 famílias desalojadas, em razão do rompimento da Barragem do Quati, o município recebe uma edição especial da Feira Cidadã, que oferece serviços de saúde e cidadania para a população até segunda-feira (22). A ação é promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).
“A 19ª edição da feira foi solicitada em caráter emergencial pela primeira-dama do estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, devido ao sinistro ocorrido na cidade”, explicou o coordenador da feira, Edvaldo Gomes. Serão realizados 5 mil atendimentos durante os dois dias. A distribuição de senha começa às 7h.
Estão sendo oferecidas consultas de odontologia, oftalmologia, pediatria, clínica e cirurgia geral, além de exames, como ultrassonografia da tireoide, abdômen total, partes moles, mama, transvaginal, vias urinárias e próstata, eletrocardiograma, preventivo ginecológico, aferição de pressão, medição de glicemia, atualização do calendário de vacinas e orientação sexual com distribuição de preservativos.
Após a feira, os serviços de odontologia permanecem por mais 10 dias no município. Serão oferecidos 120 atendimentos diários de restauração, limpeza, canal, prótese, extração e cirurgias. A lavradora Eunice Souza aproveitou a oportunidade para fazer uma prótese, pois a antiga não servia mais. “Espero em Deus vir colocar amanhã”, declarou.