Um dos efeitos mais agressivo deixado pelo tratamento de um câncer de mama é a retirada parcial ou total dos seios. Segundo dados do Departamento de Informática do SUS (Datasus), desde 2008, 63,5 mil brasileiras fizeram cirurgia de remoção dos seios para tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.
Na Bahia, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Bahia vai liderar um mutirão gratuito para cirurgias de reconstrução mamária entre os dias 24 a 29 de outubro e deverá devolver a autoestima de muitas mulheres que passaram pela mastectomia.
As cirurgias serão realizadas no Hospital São Rafael, Hospital das Clínicas, Hospital Santa Izabel e no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais de Irmã Dulce e vão envolver cerca de quarenta cirurgiões plásticos. Cada cirurgia dura entre 1h30 a 3 horas, e envolve uma equipe de quatro profissionais.
“Estamos dando a nossa contribuição através de uma ação solidária idealizada pela Fundação IDEAH, entidade que integra a SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e mobilizando parceiros como a Eurosilicone, que fará a doação das próteses, com o objetivo de restabelecer a qualidade de vida destas pacientes”, esclarece Cristina de Menezes, presidente da SBCP – Regional Bahia.
Vagas limitadas
Então previstas 50 cirurgias para pacientes mastectomizadas. As interessadas em participar do mutirão gratuito deverão enviar um e-mail para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no endereço: sbcpba@gmail.com até o dia 08 de outubro.
É preciso informar nome, contato, idade, qual o tipo de mastectomia realizada, além do peso e altura.
As pacientes passarão por uma triagem, seguida de avaliação clínica. Após esta seleção serão encaminhadas para os hospitais onde o procedimento será realizado.
More Stories
Com o tema: Permita-se sonhar: A magia da Disney presente em nós.
Mulher morre após ser atingida por faca durante discussão entre nora e suposta amante do filho na Região Metropolitana de Salvador
Homem é preso suspeito de forjar próprio sequestro e cobrar dinheiro de resgate para familiares e amigos