O médico e vereador Dr. Pitagoras, do PP, e da Coligação “Certeza de Um Novo Tempo” com o “PCdoB, PCO, PDT, PHS, PMN, PPL, PR, PRB, PROS, PRP, PRTB, PSB, PSC, PSD, PSDB, PSL, PT e PV”, foi eleito prefeito da cidade no domingo, dia 2, com 25 mil 504 votos, ou seja, 52,18% dos eleitores e vai administrar a cidade entre 1° de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020.
A adversária no pleito, a ex-prefeita e ex-deputada federal Tonha Magalhães, teve 23 mil 369 votos, o que representa 47,82% dos válidos. Foi a terceira derrota seguida como candidata a prefeita desde 2008.
O ambiente acirrado entre um jovem médico no primeiro mandato quando foi eleito com a maior votação dos 17 vereadores (1.598), em 2012, contra um grupo familiar com passado na política, levou às urnas 86,02% dos eleitores (52.890) registrando uma abstenção de apenas 13,98% dos aptos a votar (8.597).
Outros mil 140 (2,16%) votaram em branco e mais 2 mil 877 (5,44%) anularam o voto.
Campanha
Ao começar a campanha, o candidato sempre demonstrou que estaria no pleito para mudar a história de Candeias, cidade que tem a 7ª receita da Bahia (R$ 275 milhões ao ano) entre os 417 municípios e iria priorizar o trabalho para recuperar a autoestima dos candeenses perdida nos últimos anos em razão da cassação das prefeitas Amiga Ju (prima de Tonha Magalhães), em 2008, Maria Maia, em 2012, e os momentos conturbados que vive o atual gestor, Sargento Francisco, do qual foi sempre adversário, que responde a processo de cassação e foi afastado por 37 dias pela Justiça Federal, a pedido da Controladoria Geral da União em razão de graves problemas na gestão do dinheiro público na saúde.
O candidato eleito sempre enfatizou nos discursos a prioridade nas áreas da saúde, educação, criação de emprego e renda, urbanização, apoio à juventude, cultura e lazer e ao comércio local.
Na única pesquisa publicada no início da campanha (que desagradou inclusive seguidores da candidata), Dr. Pitagoras estava 22 pontos atrás da adversária, mas depois de mudar o vice de Mailson Assis para Márcia Gomes e iniciar uma nova forma de fazer política passando a visitar os eleitores nas casas indo a praticamente todos os bairros e distritos de Candeias, a história da campanha mudou e não parou de crescer na preferência do eleitor, que o consagrou nas urnas no domingo.
Caminhada 18
Num domingo de muito sol em Candeias, Dr. Pitagoras e muitos candidatos a vereador realizaram no dia 18 de setembro uma das maiores, senão a maior, caminhada da história de Candeias levando às ruas milhares de eleitores e simpatizantes. Nesse momento, a Coordenação de Campanha e aliados perceberam a real possibilidade de vitória.
Uma semana depois, no dia 25 à tarde, foi realizada a maior carreata de todos os tempos em Candeias com aproximadamente 3 mil carros travando completamente a cidade durante 5h, das 16h até 21h, num momento história para o hoje prefeito eleito.
More Stories
Candeias: Intervenção federal no Hospital Ouro Negro chega ao fim e município voltará a administrar a unidade
Jogando na Fonte: Brasil é improdutivo, empata com Uruguai em casa e perde posição nas Eliminatórias
Seleção Brasileira jamais perdeu atuando em Salvador