Que empreender demanda esforço, dedicação, estudo e planejamento, a gente já sabe. Ainda mais se for com o foco nas redes sociais, onde o imediatismo se faz presente a cada estalar de dedos do reels. Mas você já parou para pensar que isso pode trazer consequências para o nosso projeto?
Sabemos que todo início é desajeitado, mas é impossível não se chatear quando as coisas não saem como imaginamos e planejamos. E aí, parece que todo mundo consegue desenvolver seu projeto, abrir sua loja ou criar o seu negócio, menos você. E, com isso, vem o desânimo de seguir em frente. “Por que todo mundo consegue, menos eu?”
Há um tempo venho trabalhando em projetos que estão demorando um pouco mais do que deveriam para nascer. O planejamento inicial que era de 2 meses, já passou para 4 e agora está em 6 meses. É inevitável não se frustrar, mas percebi que o sentimento vinha acontecendo por conta do exemplo anterior: eu estava comparando meu processo com fragmentos da realidade disponíveis no Instagram, onde geralmente o caos não aparece.
Dois dias off da plataforma e uma conversa com minha rede de apoio foi o necessário para eu voltar e perceber que as coisas não acontecem como uma troca de roupa do tiktok. Querendo ou não, passamos a interiorizar que tudo pode ser realizado de uma forma fácil e rápida. Claro que é possível encontrar muitos relatos de empreendedores na internet contando que o início foi difícil, mas não vemos esse primeiro passo inicial e desajeitado no feed tanto quanto os resultados das ótimas vendas.
O que eu quero dizer é que, às vezes, mesmo tendo ciência de que as redes sociais são apenas um fragmento da realidade, caímos na tendência de comparar o nosso projeto ao dos outros. Empreender é uma experiência única e que difere a cada pessoa.
As coisas podem dar errado no começo, mas o importante é não desistir. O clichê é real: existem dias piores e melhores.
Ah, e sobre meu projeto? Segue dando pequenos passos desajeitados para um nascimento certeiro no futuro não muito longe.
More Stories
Candeias: Intervenção federal no Hospital Ouro Negro chega ao fim e município voltará a administrar a unidade
Jogando na Fonte: Brasil é improdutivo, empata com Uruguai em casa e perde posição nas Eliminatórias
Seleção Brasileira jamais perdeu atuando em Salvador