A decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), de votar pela anulação do julgamento que julga os envolvidos na trama golpista gerou forte repercussão nas redes sociais. Logo após o posicionamento do magistrado, internautas resgataram mensagens atribuídas ao ex-procurador Deltan Dallagnol, divulgadas na época da Vaza Jato, nas quais ele dizia ter mantido conversas com Fux.
Para críticos, o resgate desse material reforça suspeitas de parcialidade do ministro em casos de interesse político e jurídico relevantes. Os trechos recuperados mostram diálogos em que Deltan comemorava um suposto alinhamento de Fux às estratégias da Lava Jato, em contraste com a imagem de neutralidade que se espera de um magistrado da Suprema Corte.
A movimentação nas redes sociais reflete a tensão política em torno do processo da trama golpista, considerado um dos julgamentos mais importantes do período recente. Enquanto apoiadores do ministro defendem que seu voto se pauta em fundamentos técnicos, opositores apontam um histórico de aproximações que colocaria em xeque a sua imparcialidade.
No diálogo, Deltan relata que Fux teria elogiado a postura do então juiz Sérgio Moro e se colocado à disposição da força-tarefa da Lava Jato. A troca termina com a frase de Moro: “Excelente. In Fux we trust”, seguida de um “kkk” de Deltan.
O julgamento segue em andamento no STF
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história
Madre de Deus realiza 1º Festival da Juventude com programação cultural e esportiva diversificada