O deputado estadual Pastor Sargento Isidório (AVANTE), há nove dias de encerrar a legislatura, renunciou o mandato na Assembleia Legislativa da Bahia na manhã desta quarta-feira (23).
O pedido foi protocolado e aceito pelo presidente da Casa, deputado Angelo Coronel (PSD), e será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (24).
O fato não causa prejuízo político ao presidente do AVANTE na Bahia visto que no próximo dia 1 ele assume o cargo de deputado federal em Brasília e seu filho assume o posto de deputado estadual na AL-BA.
Apesar da Constituição Federal prevê o ingresso automático de militares eleitos para cargos públicos para a reserva, a assessoria do ressaltou que o estatuto que rege a Polícia Militar há um dispositivo que permite o retorno do agente a ativa. Pelo apurado, Isidório pretende buscar promoção por antiguidade do cargo de sargento.
O político confirmou. “Eu fiz isso. Renunciei e tenho que me apresentar em até 24 horas como assim o fiz aqui no Comando Geral do PM. Acontece que eu sou sargento há 35 anos e fiz meus cursos, minhas provas, passei para poder receber minhas promoções, mas o governador da época, César Borges, não me concedeu os direitos. Hoje tenho colega major ou tenente coronel”, disse.
Em conversa, o ex-deputado estadual argumentou que sofreu represália por ter participado de movimentos em prol da categoria dos policiais militares há 20 anos. “O comando geral finalizou a sindicância e apurou que eu tinha direito de receber minhas promoções. Preciso fazer isso, pois lá na frente, quando eu for me aposentar de fato, quando eu ficar velho e começar meus ‘treme treme’ eu não vou tá mais na política e o dinheiro do meu trabalho como militar é que vai pagar meus remédios. Recebo os direitos como de todo trabalhador”.
SUPLÊNCIA THE FLASH – Pelo fato de ter sido eleito pelo PSC e o partido fez parte, na eleição de 2014, da coligação Unidos Por uma Bahia Melhor (DEM / PMDB / PSDB / PTN / SD / PROS / PRB / PSC), o próximo suplente que poderia assumir o posto, pouco menos de uma semana, seria Luiz de Deus (DEM), mas este foi eleito em 2016 prefeito de Paulo Afonso.
Na ordem de votação o próximo da fila é Anderson Muniz que pode tomar posse, mas nem esquentará a cadeira de deputado e nem encostará no Plenário. A AL-BA está em recesso e a legislatura termina na próxima quinta-feira (31).
Bocão News
More Stories
Orgulho de ser avós de uma Joia, Um Dia dos Avós para guardar no coração!
Filho de Candeias, Sr. SinéZio, reencontra os netos Alice Bianca e João após 22 anos no Domingão do Huck
Mortes violentas aumentam em Ceará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo em 2024