17 de maio, Dia Mundial da Hipertensão Arterial. Cuide do seu coração!

0

 

Hoje, 17 de maio de 2021 é comemorado o Dia Mundial de Hipertensão Arterial. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), essa doença afeta mais de um bilhão de pessoas mundialmente. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doença coronariana e acidente vascular cerebral, mas também para doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmia e demência.
Quando falamos da HAS e alimentação, a dieta DASH (Dietary Approach to Stop Hypertension) é considerada um padrão alimentar saudável, sendo preconizada para o controle da hipertensão arterial. O propósito da criação da dieta DASH foi, então, incorporar nutrientes com potencial efeito hipotensor, provenientes de alimentos comumente consumidos pela população e não de suplementos alimentares.
Dessa maneira, a dieta DASH preconiza o consumo de frutas, verduras, legumes, produtos lácteos com baixo teor de gordura, cereais integrais, peixes, aves e nozes e incentiva restringir o consumo de carnes vermelhas e processadas, sódio e bebidas açucaradas.
Um ensaio clínico que avaliou adultos americanos evidenciou que o consumo da dieta DASH resultou em aumento na ingestão de nutrientes que podem contribuir para redução dos níveis pressóricos, como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca) e fibras alimentares. Por esse motivo, a DASH vem sendo recomendada para diminuição da PA em diretrizes internacionais e nacionais.
A dieta DASH representa uma intervenção potencialmente acessível e aplicável que poderia melhorar a saúde da população brasileira. Para uma melhor adesão à dieta DASH sugere-se planos alimentares e orientações flexíveis, pouco restritivas, compatíveis aos hábitos, cultura e ao estilo de vida da população, com objetivos claros, direcionados para mudanças graduais, com monitoramento frequente de uma equipe multiprofissional de saúde.

Daniela E. da Costa, Nutricionista especialista em Nutrição Clínica
Pós-graduada em Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional
Graduanda de Administração

@danielacostta_nutri