O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Por Daniela Costa: Hiperpermeabilidade intestinal : Porque esse assunto é importante?

 

 

Inúmeras patologias surgem devido ao mau funcionamento do intestino. Hoje vamos conversar sobre a síndrome da hiperpermeabilidade intestinal. Essa síndrome, caracteriza-se por uma série de desequilíbrios, relacionados ao aumento da permeabilidade intestinal.

Os alimentos chegam a circulação através de duas maneiras: mais comumente, as células intestinais transferem as moléculas alimentares para a corrente sanguínea pela sua membrana basal. A outra via, paracelular, ocorre quando essas moléculas passam através de espaços entre as células. A intensidade com que as moléculas dos alimentos passam para a corrente sanguínea, reflete na permeabilidade intestinal. Quando o organismo recebe essas moléculas, via paracelular, ele desenvolve anticorpos para lidar com essas substâncias, tidas como estranhas.

Mas o que aumenta a permeabilidade?

A hipermeabilidade, geralmente é causada por gatilhos como: infecções gastrointestinais, disbiose intestinal, alimentação desequilibrada (rica em aditivos alimentares e deficiências nutricionais),estresse,jejum, alergias alimentares , além da exposição aos xenobióticos.

Os indivíduos que possuem um aumento do transporte paracelular são mais predispostos a absorção de macromoléculas alimentares, liberando mediadores inflamatórios típicos do processo de hipersensibilidade alimentar. A hiperpermeabilidade não é só tida como causa, mas também como efeito das hipersensibilidades alimentares.

Uma alimentação equilibrada, que atenda as necessidades nutricionais, é imprescindível para um bom prognóstico e para manter o intestino equilibrado. Procure sempre o nutricionista.

 

Disbiose: Desequilíbrio da microbiota intestinal.

Xenobióticos:Compostos químicos estranhos ao organismo humano.

Macromoléculas: Molécula orgânica de elevada massa molecular.

 

Referência

PASCOAL, VALÉRIA et al. Nutrição clínica funcional: dos princípios a prática clínica. 1ed. São Paulo: VP Editora. 2007, 320p.