O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo e, por esse motivo, qualquer melhora planejada ou mudança na funcionalidade têm um grande impacto no mercado. A que está sendo desenvolvida no momento pode ser a mais útil no dia a dia e pode melhorar em muito a experiência de uso: trata-se de uma maneira de manter fixas na parte superior as conversas que o usuário escolher. Essa interessante função já está disponível nas versões beta 2.17.163 e 163 para Android.
Acontece com todo mundo: ao longo do dia vamos acumulando mensagens do WhatsApp de diferentes conversas; umas úteis, outras simples avisos que poderemos eliminar. O problema deriva da própriaestrutura hierárquica da organização das mensagens: a plataforma coloca na posição mais alta a última mensagem recebida ou enviada sem levar em conta o uso ou a frequência. Essa organização cronológica tem sua lógica, mas sepulta conversas que são frequentes ou simplesmente importantes para o usuário.
O inconveniente disso é que o usuário precisa perder tempo deslizando a tela até encontrar o chat habitual com o cônjuge, pais ou amigos. A outra alternativa para achar essas mensagens não é melhor: usar o buscador; uma solução lenta e pesada em que também se perde muito tempo. Mas o WhatsApp parece ter ouvido os usuários e incluiu uma função simples que vai facilitar enormemente o uso da ferramenta: a possibilidade de fixar certas conversas na parte superior.
Será possível fixar até três conversas na parte superior
A maioria dos usuários tem uma série de conversas que se repetem com o passar do tempo: família, amigos, trabalho… Esses grupos ou contatos merecem um tratamento especial porque são os mais utilizados e, a partir de agora, poderão ficar em destaque. Para isso, basta manter o dedo sobre a conversa (seja um contato individual ou grupo) até aparecer o ícone de uma tachinha. Clicando no ícone, a conversa será fixada na parte superior independentemente das mensagens recebidas ou enviadas depois.
Mas o aplicativo definiu um limite: será possível destacar até três conversas. O Whatsapp avalia que essa medida deve cobrir a maioria das necessidades dos usuários. Para tirar a tachinha basta repetir o processo ao contrário (clicar até aparecer o ícone e desativá-lo). A nova função chegaria de forma maciça ao restante dos usuários em um prazo relativamente curto.
More Stories
Ex-namorado que ateou fogo em atleta olímpica morre por queimaduras
A francesa que descobriu ter sido drogada pelo marido e estuprada por dezenas de homens por anos
Pavel Durov: quem é o bilionário criador do Telegram preso na França