O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Vitória é o time que mais vezes caiu da Série A na era dos pontos corridos

Após empatar com o Grêmio neste domingo (25), o Vitória se viu rebaixado para a série B do futebol brasileiro. Confira cinco tópicos que mostram a péssima campanha do time na edição de 2018.

1- Vitória é o time mais vezes rebaixado nos pontos corridos

Devido ao rebaixamento deste ano, o Leão isolou-se como time que mais vezes caiu da Série A na era dos pontos corridos, iniciada em 2003. Em dez participações do Vitória no certame nacional, são quatro quedas. Esta é a terceira na década. Todas as quedas foram concretizadas no Barradão.

2 – Pior campanha da história rubro-negra, até o momento

Além de ter sido rebaixado, o rubro-negro ainda obrigou a torcida a assistir ao que pode ser a pior campanha da equipe em dez participações na Série A de pontos corridos. Depois do empate contra o Grêmio, são 37 pontos conquistados em 37 jogos, aproveitamento de 33%.

O Vitória só evita o título de pior campanha se vencer o Palmeiras no próximo domingo (2), no Allianz Parque.  Até o momento, a pior campanha da história do clube na Série A aconteceu em 2014, quando o Leão caiu em 17º lugar com 38 pontos. Portanto, em caso de empate o recorde negativo será igualado.

3 – Chuva de gols sofridos

O torcedor com certeza quer esquecer que a defesa do Vitória existiu. A temporada 2018 entrará para a história como a de pior defesa do Leão, ao menos na era dos pontos corridos da Série A com 20 times, iniciada em 2006.

4 – Ineficácia no ataque

O time só não leva o título de pior ataque na era dos pontos corridos se golear o Palmeiras por 4 a 0 na última rodada. Por enquanto, são apenas 34 gols marcados em 37 jogos, média de 0,92 por partida.

Até o momento, a pior produção ofensiva do rubro-negro numa edição da Série A dos pontos corridos aconteceu em 2014, também um ano de rebaixamento. Na ocasião, o time – que tinha no ataque jogadores como Dinei, Edno, Caio, Marquinhos e Marcinho – marcou 37 gols em 38 rodadas, média de 0,97 por rodada.

5 – Pior média de público dos últimos anos

Além das dificuldades vividas em campo, a equipe não contou com o apoio maciço da torcida nas arquibancadas do Barradão. A Série A 2018 teve a pior média de público do clube na elite do Brasileiro, pelo menos desde 2008, na primeira vez em que disputou o campeonato em pontos corridos com 20 times.

O time fechou o ano com média de apenas 9.182 torcedores por jogo. O maior público pagante do Vitória na Série A deste ano foi no Ba-Vi do dia 11 de novembro, pela 33ª rodada, que acabou empatado em 2×2. Naquela partida, 21.714 torcedores foram ao Barradão.

*Com informações do Jornal Correio.