O vereador Sandro Filho (PP) protocolou um projeto de indicação ao prefeito Bruno Reis (União) propondo a alteração da nomenclatura da Guarda Civil Municipal (GCM) da capital baiana. Segundo o texto, a sugestão é que a entidade passe a se chamar “Polícia Metropolitana de Salvador”.
No documento, o vereador defende a proposta com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirma que as guardas municipais podem atuar em policiamento ostensivo e realizar prisões em flagrante, desde que em cooperação com as polícias Civil e Militar.
“Considerando que essa mudança de nomenclatura é necessária para engrandecer o trabalho desempenhado pela Guarda Municipal de Salvador, conferindo-lhe mais força, autoridade e respeito perante a população e os demais órgãos de segurança pública”, diz trecho do projeto.
“A atual denominação de Guarda Civil muitas vezes não traduz a verdadeira função que a corporação exerce, o que pode gerar dúvidas na população sobre a extensão de suas competências”, acrescenta o edil em sua justificativa para a mudança.
Por fim, Sandro Filho também avalia que a Bahia tem demonstrado “certa inércia no avanço das políticas de segurança pública, o que tem levado a um crescente aumento da criminalidade e da sensação de insegurança na população na cidade”.
A proposição foi protocolada no último dia 26 de fevereiro e segue em tramitação na Casa Legislativa.
BN
More Stories
Engenho Velho da Federação amanhece sem ônibus após policial ser baleado
Governo Federal destina 17 ambulâncias do SAMU para Salvador
Gildásio Pereira será sepultado em Candeias após tentativa de assalto violenta, em Salvador