
Trabalhadores e representantes de sindicatos fecharam na manhã desta quarta-feira (30) a entrada no Polo Industrial de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), como forma de protesto ao anúncio do fechamento da unidade da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA).
Com isso, trabalhadores não puderam chegar às empresas nas primeiras horas da manhã, paralisando parte das atividades no Polo. Cerca de 1 mil pessoas se concentraram em frente à Braskem, que fica na Rua Eteno e, de lá, às 9h, eles fizeram uma caminhada até à porta da Fafen.
Segundo Radiovaldo Costa, diretor de comunicação do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA), o fechamento pode gerar cortes em empregos ligados de forma direta e indireta à empresa. Ele calcula que 400 funcionários tercerizados da Fafen devem ser demitidos. Já os trabalhadores da Petrobras, cerca de 250 deles, serão realocados para outras unidades da estatal em outros estados.
O impacto também deve atingir outras empresas do setor, já que para continuar trabalhando na região, elas terão que recorrer às importações para substituir os insumos fornecidos pela Fafen.
O fechamento também deve impactar, ainda segundo Radiovaldo, a geração de receita para a cidade de Camaçari e do estado da Bahia. Algo em torno de R$ 60 milhões. A decisão de fechamento também se estende para a unidade da empresa no estado de Sergipe.
Correio.




More Stories
Aline Barros e grandes nomes do gospel brasileiro se apresentam no Festival da Cultura Evangélica de São Sebastião do Passé
Edinho Silva recebe Coordenador Nacional do Setorial Inter-religioso do PT
Lula: em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil