Nesta sexta-feira (9), a Justiça Eleitoral deferiu o registro de candidatura de Ralison Valentim (DEM), para prefeita de São Francisco do Conde. A morte de sua irmã, em julho de 2014, gerou inicialmente um entrave aos desejos de Ralison de participar da disputa. Em julho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (SFT), Teori Zavascki, já havia dado parecer favorável a Ralison, argumentando que “a morte, além de fazer desaparecer o grupo político familiar, impede que os aspirantes do poder se beneficiem de eventuais benesses que o titular lhes poderia proporcionar”.
Os questionamentos em torno da candidatura de Ralison foram dirigidos ao TSE pelos deputados federais Elmar Nascimento e Paulo Azi, ambos do DEM, e ao TRE pelo próprio partido, verificando se parente de ex-prefeita morta no exercício do segundo mandato, poderia concorrer ao cargo nas eleições.
Posteriormente, o partido recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o mesmo questionamento. Em seu voto, o relator do requerimento, juiz Marcelo Junqueira Ayres, deu parecer favorável à consulta, contrariando o entendimento do TSE.
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história