O deputado estadual Bira Corôa participou, nesta manhã de sábado (26), em Candeias, de uma conversa especial com o Frei Jorge e representantes da comunidade católica local. Encontro teve como objetivo afinar apoio para a realização dos festejos de Nossa Senhora das Candeias e a Peregrinação, eventos religiosos que atraem centenas de milhares de pessoas anualmente à cidade.
Juntos, o deputado e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Carlos Martins, que também participou do encontro, se comprometeram com a interlocução junto ao Governo do Estado por meio da Bahiatursa.
“Como filho da terra eu tenho total empenho em ver a festa de Nossa Senhora das Candeias no lugar que ela merece, tenho certeza que essa união mostra o compromisso de todos com o novenário”. Ressalta Martins.
Tramitam na Assembleia Legislativa da Bahia projetos de lei, de autoria de Bira Corôa, os quais recomendam a inclusão dos tradicionais festejos religiosos da cidade de Candeias no Calendário Oficial do Estado, além do reconhecimento como patrimônio cultural e imaterial da Bahia. Votação dos textos devem entrar na pauta da Casa Legislativa já no mês de setembro.
“A história dessa cidade é fortemente baseada nas atividades religiosas, logo, o reconhecimento e a valorização cultural e identitária dos festejos de Nossa Senhora das Candeias deve também ser compreendida como um compromisso de Estado. É uma manifestação que envolve fé, identidade, cultura, mas também potencializa a economia local e do entorno”, destaca Bira Corôa ao comentar as iniciativas.
Recentemente o governador Rui Costa esteve na cidade de Bom Jesus da Lapa, onde prestigiou os festejo ao santo padroeiro, que foi reconhecido como patrimônio do Estado e agregado ao Calendário Oficial da Bahia.
O vereador Mica (SD) também participou da reunião. ” Importante esse apoio do governo do Estado na nossa festa religiosa, meu mandato tem essa vertente em está contribuindo e lutando pela comunidade, agradeço ao deputado por ter tido um olhar social para Candeias”. Relatou o vereador.
More Stories
Brasil enfrenta onda de golpes virtuais; jovens são boa parte das vítimas
Prefeitura de Camaçari vai reativar Cidade do Saber
Em Madre de Deus, SEJUV e SESPOR se reúnem para a construção de projetos transversais para a juventude do município.