Relatório da Previdência altera propostas do Governo para aposentadorias rural, de mulheres e professores

0

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentou parecer com algumas mudanças em relação ao texto enviado pelo Planalto ao Congresso. A informação é do G1.

No parecer enviado nesta quinta-feira (13), Moreira propõe mudanças na proposta do Governo para aposentadoria rural: mulheres se aposentam com 55 anos e homens com 60, com tempo mínimo de 20 anos de contribuição para homens e 15 anos para mulheres.  O texto do Governo propunha idade mínima de 60 anos para ambos sexos e 20 anos de contribuição.

Com relação à idade mínima de trabalhadores urbanos, o relatório mantém a proposta do Governo de 62 anos para mulheres e 65 para homens, com tempo de contribuição de 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.

Na aposentadoria para professores, o relatório propõe idade mínima de 57 anos para mulheres e 60 para homens. Já na proposta original do Governo ambos sexos tinham idade mínima de 60 anos.