PARIS — O candidato centrista Emmanuel Macron, de 39 anos, foi eleito neste domingo presidente da França ao derrotar a ultradireitista Marine Le Pen, apontam pesquisas de boca de urna. A candidata do partido de extrema-direita Frente Nacional já reconheceu a derrota e parabenizou o adversário. Líderes europeus como a chanceler alemã, Angela Merkel, e a premier britânica, Theresa May, comemoraram o resultado.
— Um novo capítulo da nossa longa História começa nesta noite — declarou o candidato à agência AFP. — Quero que seja da esperança e da recuperação de confiança.
De acordo com os levantamentos, Macron obteve entre 65,5% e 66,1% dos votos, contra 33,9% a 34,5% de Le Pen. Caso o resultado se confirme, Macron será o presidente mais joven da História da França.
Segundo os institutos de pesquisa, a abstenção nesta eleição francesa será a maior desde 1969. Estimativas da empresa Ipsos-Sopra Steria feitas para a France Télévisions, a Radio France LCP-Public Sénat, a RFI-France 24 e os jornais “Le Point” e “Le Monde” apontam que abstenção chegará a 25,3%. Se for confirmada, também será primeira vez que o comparecimento dos eleitores às urnas no segundo turno das eleições presidenciais será menor do que o no primeiro turno nestes quase 50 anos.
o
Fonte : O Globo
More Stories
Caso Diddy: quem são os famosos ligados ao caso e quem tem ligação com o rapper
Ex-namorado que ateou fogo em atleta olímpica morre por queimaduras
A francesa que descobriu ter sido drogada pelo marido e estuprada por dezenas de homens por anos