*Prefeitura de Candeias inaugura Casa Lar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
Na manhã desta quarta-feira (01/09), a Prefeitura de Candeias por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social em parceria com Aldeias Infantis SOS, inaugurou a primeira Casa Lar da região para acolher crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
O projeto é efetivado pelo termo de colaboração entre a Organização e a Secretaria, com o objetivo de assistir pessoas de 0 à 18 anos incompletos, que perderam e/ou que estão em risco de perder o cuidado de suas famílias, por terem sofrido maus tratos, negligências, abandono ou vivem em situações de risco.
A ato de entrega iniciou com a oração do vereador e pastor do município, Adailton Sales, que pediu proteção a Deus pelo trabalho da Sedas, através da Aldeias e por todos os trabalhos que a Prefeitura desenvolve no município. A equipe de trabalho é formada por assistente social, psicólogos, setor administrativo, cuidadoras residentes (mãe social), entre outros.
A coordenadora da Casa Lar de Candeias, Maria Clara ressaltou a sensibilidade do gestor em ofertar um serviço para os mais necessitados. “Pensei o tempo todo no que iria falar, mas resumo dizendo obrigado prefeito, por tanto amor de dedicação com essas crianças. A sociedade agradece gestos como esse. E também pela confiança a mim depositada em estar à frente desse projeto”.
Para a Promotora da Infância e Juventude, Dra. Mariana Meira, “O Ministério Público trabalha incentivando aos municípios para que possam ofertar serviços como esse. Sabemos que a institucionalização é o último recurso, mas o Poder Público precisa proporcionar um ambiente acolhedor, sendo hoje um momento muito importante para o município e para essas crianças e adolescentes, pontuou.
O gestor de territorial das Aldeias, Luiz Mendonça, falou aos presentes sobre a felicidade por firmarem esta parceria com a Prefeitura de Candeias, além de contar a história da organização, que já está no Brasil há mais de 57 anos, estando em 137 países. Luiz também elogiou a estrutura da casa que segundo ele é uma das mais estruturadas da região.
Emocionada, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social e primeira dama do município, Soraia Cabral, iniciou sua carreira cuidando de crianças vítimas de violências, relatou que, “quem acompanha esta causa, sabe da importância deste serviço e da atenção que estas crianças e jovens receberão. Agradeço a Dr. Pitágoras pela sensibilidade de instituir esta casa, dando a devida atenção e estrutura para os assistidos”, enfatizou.
O prefeito Dr. Pitágoras, agradeceu a Deus, relatando que a inauguração e é um marco no município, pois a Casa Lar, “acolherá crianças e adolescentes que estavam abandonadas, pessoas estas que são o futuro do nosso município, a abertura deste lugar de acolhimento refletirá o futuro dos acolhidos oportunizando melhoria de vida e corroborando para que futuramente alcancem seus sonhos”, encerrou o gestor.
Além dos citados, participaram do evento secretários municipais, membros do poder judiciário e servidores públicos da cidade.
Com informações da Ascom – PMC.
Fotografia Rafael dos Anjos.
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história