Com alta recorde da agropecuária, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% em 2023, três vezes o resultado previsto no início do ano passado, e fechou 2023 em R$ 10,9 trilhões. Segundo os dados, divulgados nesta sexta-feira (1º/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado ficou próximo do desempenho da economia brasileira em 2022, quando registrou alta de 3%. No entanto, o último trimestre do ano mostrou uma desaceleração da atividade, que ficou estável em relação ao trimestre anterior (0%).
O PIB per capita alcançou R$ 50.194, um avanço, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, de 2,2% em relação a 2022. No ano passado, a atividade agropecuária cresceu 15,1% em relação a 2022, sustentando o crescimento do país. Houve também uma expansão de 2,4% em serviços e de 1,6% na indústria.
O resultado recorde da agropecuária foi puxado muito pelo crescimento de soja e milho, duas das mais importantes lavouras do Brasil, que tiveram produções recorde registradas pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA).
Outra influência positiva no resultado de 2023 foi o desempenho das indústrias extrativas. A atividade teve alta de 8,7% devido ao aumento da extração de petróleo e gás natural e de minério de ferro.
Consumo das famílias
Pelo lado da demanda, o consumo das famílias subiu 3,1% em 2023. Os estímulos fiscais dados à economia impulsionaram os números de consumo no último ano. Além disso, o mercado de trabalho ajudou a economia a se manter aquecida em 2023, chegando a recordes de ocupação.
Ainda sob a ótica de demanda, houve queda de 3,0% da formação bruta de capital fixo, com destaque para a queda de máquinas e equipamentos. Já a despesa do consumo do governo teve crescimento de 1,7% no ano. Por outro lado, as importações de bens e serviços caíram 1,2% em 2023, enquanto as exportações cresceram 9,1%.
More Stories
Camaçari: Prefeito Caetano participa da entrega das cesta de Páscoa
Prefeito de Feira de Santana se reúne com Governo da Bahia para tratar do Programa Bahia pela Paz
Populares organizam manifestação contra blitz no trânsito de Candeias