Terceiro clube de futebol mais antigo do Brasil (atrás de Rio Grande-RS e Ponte Preta), o Esporte Clube Vitória completa 120 de fundação segunda-feira (13). Vale lebrar que o rubro-negro enfrenta o Guarani, hoje, às 20h, no Brinco de Ouro.
O EC Vitória nasceu justamente no Corredor da Vitória, em uma noite chuvosa de 13 de maio de 1899, quando os irmãos da tradicional família Valente, Artêmio e Arthur, reuniram-se com os amigos no casarão dos pais e fundaram o “Club de Cricket Victoria”.
No entanto, somente em 1902, o clube adotou o futebol como modalidade e alterou o nome para Sport Club Victória. Sobretudo, o futebol só teve sua profissionalização em 1953.
Ao longo de sua história, o Leão, como é conhecido por conta do mascote do clube, acumula 29 títulos estaduais e cinco da Copa do Nordeste. O Vitória é o time que mais vezes venceu o certame regional (1976, 1997, 1999, 2003 e 2010).
Outro fato que marca a história do clube é o belo Campeonato Brasileiro feito em 2013. O time comandado pelo técnico Ney Franco teve a melhor campanha de um clube nordestino na era dos pontos corridos do Brasileirão, terminou em quinto lugar e, por pouco, não se classificou para disputar a Copa Libertadores da América.
Antes do torneio nacional ser alterado para pontos corridos (2013), o rubro-negro baiano conquistou a segunda colocação da competição. Na final, perdeu para o Palmeiras. Já pela Copa do Brasil, o Leão bateu na trave em 2010. Enfrentando o Santos de Neymar e companhia, o Vitória perdeu a primeira batalha por 2 a 0, na Vila Belmiro. No jogo de volta, no Barradão, venceu o Peixe por 2 a 1, mas não foi suficiente para levar o título da competição.
Para comemorar a data, foi celebrada uma missa na Igreja da Vitória, situada no Largo da Vitória, como ocorre tradicionalmente.
Ainda como parte das comemorações, na terça-feira (14) à noite, haverá a entrega da Comenda Artêmio Valente, a mais alta condecoração do clube, durante jantar de adesão em um restaurante da cidade. Os agraciados serão, in memoriam, Carlos Palma, presidente por três vezes, a última delas em 1976, e a Carlos Tertuliano de Góes, Joca Góes, diretor de futebol na década de 70.
O ano de 2019 é de afirmação e você, torcedor, deve seguir exigindo o que merece: o melhor.
Feliz aniversário, nação rubro-negra!
Vitória x Guarani
Após quebrar uma sequência negativa de quase três meses sem vencer, com o triunfo por 2×1 sobre o Vila Nova, no sábado passado (4), o rubro-negro agora vai em busca de mais três pontos no Brasileirão da Série B. Nesta segunda-feira (13), dia do aniversário de 120 anos do clube, a equipe do técnico Claudio Tencati enfrenta o Guarani, às 20h, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas.
O Bugre vive um momento bastante complicado na temporada. O time de Campinas acumula quase dois meses sem vencer uma partida. Ao todo, são oito jogos sem saber o que é vencer. O último triunfo do Bugre foi contra o São Caetano pelo Campeonato Paulista, no dia 23 de fevereiro. Na ocasião, o time, que estava sendo treinado por Osmar Loss, venceu o duelo por 2 a 1.
De lá para cá, foram cinco derrotas e três empates. Na Série B, o time de Campinas empatou em 0 a 0 com o Figueirense na estreia e perdeu para o Oeste no último sábado por 2 a 0. Com apenas um ponto somado, o time paulista ocupa a 17ª posição do certame nacional. Já o Vitória tem três pontos e aparece na 10ª colocação.
Para partida, o técnico do Vitória, Cláudio Tencati, contará com o reforço do atacante Neto Baiano, que não treinou neste sábado por conta de uma faringite. No entanto, o jovem Caíque Souza, lesionado, ficará de fora do duelo. O volante Gabriel Bispo e o meia Nickson podem pintar na equipe nos lugares de Rodrigo Andrade e Andrigo, respectivamente.
Por outro lado, o principal desfalque bugrino vai estar no banco de reservas. Expulso na derrota para o Oeste, por 2 a 0, em Barueri, Vinícius Eutrópio cumpre suspensão e o auxiliar Evandro Guimarães é quem fica no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
GUARANI X VITÓRIA
Local: Brinco de Ouro, Campinas (SP)
Data: Segunda-feira, 13 de maio
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes (MG) e Frederico Soares Vilarinho (MG)
PROVÁVEL GUARANI:
Giovanni; Lenon, Ferreira, Xandão e Inácio; Deivid e Ricardinho; Deivid Souza (Mateusinho), Arthur Rezende e Eder Luis; Diego Cardoso. Técnico: Vinícius Eutrópio
PROVÁVEL VITÓRIA:
Caique; Matheus Rocha, Éverton Sena, Victor Ramos e Capa; Gabriel Bispo (Rodrigo Andrade), Léo Gomes e Andrigo (Nickson); Felipe Garcia, Ruan Levine e Neto BaianoTécnico: Cláudio Tencati
More Stories
A coragem de ser Preta Gil até o fim
Madre de Deus amplia rede de proteção social com entrega dos cartões aos novos beneficiários do Programa Travessia.
Alexandre de Moraes cita Machado de Assis em decisão que determina tornozeleira eletrônica para Bolsonaro