O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Parabéns, Leão! Vitória completa 120 anos. E tenta vencer jogo nesta segunda-feira

 

Terceiro clube de futebol mais antigo do Brasil (atrás de Rio Grande-RS e Ponte Preta), o Esporte Clube Vitória completa 120 de fundação segunda-feira (13). Vale lebrar que o rubro-negro enfrenta o Guarani, hoje, às 20h, no Brinco de Ouro.

O EC Vitória nasceu justamente no Corredor da Vitória, em uma noite chuvosa de 13 de maio de 1899, quando os irmãos da tradicional família Valente, Artêmio e Arthur, reuniram-se com os amigos no casarão dos pais e fundaram o “Club de Cricket Victoria”.

No entanto, somente em 1902, o clube adotou o futebol como modalidade e alterou o nome para Sport Club Victória. Sobretudo, o futebol só teve sua profissionalização em 1953.

Ao longo de sua história, o Leão, como é conhecido por conta do mascote do clube, acumula 29 títulos estaduais e cinco da Copa do Nordeste. O Vitória é o time que mais vezes venceu o certame regional (1976, 1997, 1999, 2003 e 2010).

Outro fato que marca a história do clube é o belo Campeonato Brasileiro feito em 2013. O time comandado pelo técnico Ney Franco teve a melhor campanha de um clube nordestino na era dos pontos corridos do Brasileirão, terminou em quinto lugar e, por pouco, não se classificou para disputar a Copa Libertadores da América.

Antes do torneio nacional ser alterado para pontos corridos (2013), o rubro-negro baiano conquistou a segunda colocação da competição. Na final, perdeu para o Palmeiras. Já pela Copa do Brasil, o Leão bateu na trave em 2010. Enfrentando o Santos de Neymar e companhia, o Vitória perdeu a primeira batalha por 2 a 0, na Vila Belmiro. No jogo de volta, no Barradão, venceu o Peixe por 2 a 1, mas não foi suficiente para levar o título da competição.

Para comemorar a data, foi celebrada uma missa na Igreja da Vitória, situada no Largo da Vitória, como ocorre tradicionalmente.

Ainda como parte das comemorações, na terça-feira (14) à noite, haverá a entrega da Comenda Artêmio Valente, a mais alta condecoração do clube, durante jantar de adesão em um restaurante da cidade. Os agraciados serão, in memoriam, Carlos Palma, presidente por três vezes, a última delas em 1976, e a Carlos Tertuliano de Góes, Joca Góes, diretor de futebol na década de 70.

 

O ano de 2019 é de afirmação e você, torcedor, deve seguir exigindo o que merece: o melhor.

Feliz aniversário, nação rubro-negra!

 

Vitória x Guarani

 

Após quebrar uma sequência negativa de quase três meses sem vencer, com o triunfo por 2×1 sobre o Vila Nova, no sábado passado (4), o rubro-negro agora vai em busca de mais três pontos no Brasileirão da Série B. Nesta segunda-feira (13), dia do aniversário de 120 anos do clube, a equipe do técnico Claudio Tencati enfrenta o Guarani, às 20h, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas.

O Bugre vive um momento bastante complicado na temporada. O time de Campinas acumula quase dois meses sem vencer uma partida. Ao todo, são oito jogos sem saber o que é vencer. O último triunfo do Bugre foi contra o São Caetano pelo Campeonato Paulista, no dia 23 de fevereiro. Na ocasião, o time, que estava sendo treinado por Osmar Loss, venceu o duelo por 2 a 1.

De lá para cá, foram cinco derrotas e três empates. Na Série B, o time de Campinas empatou em 0 a 0 com o Figueirense na estreia e perdeu para o Oeste no último sábado por 2 a 0. Com apenas um ponto somado, o time paulista ocupa a 17ª posição do certame nacional. Já o Vitória tem três pontos e aparece na 10ª colocação.

Para partida, o técnico do Vitória, Cláudio Tencati, contará com o reforço do atacante Neto Baiano, que não treinou neste sábado por conta de uma faringite. No entanto, o jovem Caíque Souza, lesionado, ficará de fora do duelo. O volante Gabriel Bispo e o meia Nickson podem pintar na equipe nos lugares de Rodrigo Andrade e Andrigo, respectivamente.

Por outro lado, o principal desfalque bugrino vai estar no banco de reservas. Expulso na derrota para o Oeste, por 2 a 0, em Barueri, Vinícius Eutrópio cumpre suspensão e o auxiliar Evandro Guimarães é quem fica no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA

GUARANI X VITÓRIA
Local: Brinco de Ouro, Campinas (SP)
Data: Segunda-feira, 13 de maio
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes (MG) e Frederico Soares Vilarinho (MG)

PROVÁVEL GUARANI:

Giovanni; Lenon, Ferreira, Xandão e Inácio; Deivid e Ricardinho; Deivid Souza (Mateusinho), Arthur Rezende e Eder Luis; Diego Cardoso. Técnico: Vinícius Eutrópio

PROVÁVEL VITÓRIA:

Caique; Matheus Rocha, Éverton Sena, Victor Ramos e Capa; Gabriel Bispo (Rodrigo Andrade), Léo Gomes e Andrigo (Nickson); Felipe Garcia, Ruan Levine e Neto BaianoTécnico: Cláudio Tencati