Como parte das atividades paralelas da exposição “Mario Cravo Neto: Sob o Sol da Bahia”, a Caixa Cultural Salvador oferece uma visita mediada à mostra, com o curador Christian Cravo, e uma oficina de fotografia, com o fotógrafo Rafael Martins. Ambas as ações são gratuitas e acontecem em dois sábados subsequentes. Enquanto a visita mediada será no próximo dia 2 de agosto, às 16h, a oficina de introdução à fotografia será no dia 9 de agosto, das 9h30 às 12h30, na própria Caixa Cultural Salvador. Realizadas pela Via Press, a exposição e as demais atividades têm patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, e apoio institucional do Instituto Mario Cravo Neto.
Para participar da visita mediada, basta comparecer ao local, sem necessidade de inscrição prévia. Já a participação na oficina, cuja oferta é de 20 vagas, requer que os interessados se inscrevam pelo perfil de Instagram da exposição: @exposicaomariocravoneto. A oficina é destinada a pessoas sem experiência prévia em fotografia e que possuam um telefone celular com câmera. O objetivo é capacitar iniciantes a explorar a fotografia como linguagem de expressão, estimulando a criatividade e a sensibilidade, e valorizando a cultura visual da capital baiana.
No conteúdo programático da oficina estão os fundamentos da fotografia – como enquadramento, composição, foco e luz -, a edição básica com aplicativos gratuitos e os ajustes de corte, brilho, contraste e nitidez, além de um panorama da fotografia baiana, desde a documentação histórica até a arte contemporânea. O ministrante, Rafael Martins, presta serviços para Mongabay Brasil, Anistia Internacional, Agência France Press, Folha de São Paulo, UOL e os institutos Alana e Terroá. Entre 2018 e 2023, Rafael foi agraciado com quatro prêmios: CNH de Jornalismo, New Holland Fotojornalismo, SEBRAE de Jornalismo e Banco do Nordeste de Jornalismo.
Sobre a exposição:
A exposição inédita “Mario Cravo Neto: Sob o Sol da Bahia”, que reúne fotografias, objetos, vídeos, desenhos e pinturas em aquarela do renomado artista plástico baiano, segue em cartaz até o dia 2 de novembro, na Caixa Cultural, com entrada gratuita. Ela oferece ao público uma imersão na Bahia das décadas de 1960 e 1970, revelando um tempo e uma atmosfera que já não se percebem na contemporaneidade.
Com curadoria de Christian Cravo, fotógrafo e filho do artista, a mostra apresenta um recorte do período experimental de Cravo Neto, entre 1967 e 1975 — fase marcada por intensa produção artística e encerrada por um grave acidente que redefiniu sua trajetória. Para o curador, “o maior legado de Mario Cravo Neto foi o de um artista que acreditou profundamente em sua vocação, mesmo em uma época em que linguagens como o cinema e a fotografia ainda não eram amplamente reconhecidas nas artes visuais”. Ele destaca ainda a interdisciplinaridade da obra do pai, que transitou com maestria entre pintura, escultura, land art, fotografia e cinema.
Ao todo, são quarenta fotografias coloridas e em preto e branco, que retratam pescadores, estivadores, plantações de tabaco e representações afrodescendentes em Salvador e no Recôncavo Baiano. As aquarelas evocam o movimento das ondas do mar, enquanto os filmes em 8 mm exploram o corpo em três diferentes dimensões: a dança (em Gato Capoeira, de 1975), o trauma (em Lua e Sombra, de 1975) e o nascimento da filha (em Lua Diana, de 1972). As obras são exibidas em um projeto expográfico que integra vídeos, objetos e gravuras de forma contínua e sensorial.
Patrocínio Cultural
O lançamento da exposição “Mario Cravo Neto: Sob o Sol da Bahia” integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 25 anos da CAIXA Cultural Salvador. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”, isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Curitiba.
Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).



 
                 
                                         
                                         
                                         
                                        
More Stories
Deputado questiona título sensacionalista de matéria publicada pelo jornal de ACM Neto
Mais de mil pacotes de pão são doados em ação solidária
Major Diego Pestana assume o comando da 11ª CIPM, em Salvador