DESIGUALDADE INFANTIL COMO ENFRENTÁ-LA E COMBATER!
DESIGUALDADE INFANTIL COMO ENFRENTÁ-LA E COMBATER!
12/06/2023 às 19h49Atualizada em 12/06/2023 às 22h49
Por: Redação
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Foto: Reprodução
Por Nathalia Paim, Vamos Descobrir-Salvador, Bahia. 12 de junho, 2023. 19h50.
Infelizmente essa razão sobrevive na concepção que desfavoreci as famílias. Muitas das vezes as crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social terão mais dificuldades em alcançar um desenvolvimento inclusive o acesso à educação de qualidade, alimentação adequada gerando assim uma desigualdade na primeira infância, a partir dessa realidade muitos se questionam por quê desse cenário ser tão repetitivo a reposta está bem aqui: ao adentrarmos melhor sobre esse fato, o suporte comunicação, jornais brasileiros e entre outros; confirmam que sim! uma boa parte sofre muito sobretudo o público infantil portanto isso é produzido a partir da realidade prática vivida pelas crianças que versam usar drogas, a violência física e sexual, a desnutrição ao trabalho infantil etc... Para mudar esse fator tão ruim, é preciso acharmos uma forma construtiva de inovar para o benefício por exemplo: em ambientes escolares é bom reforçar que a educação é essencial para o aprendizado dos pequenos, por isso a escola tem que estar atenta às desigualdades em jogo no processo de ensino-aprendizagem. Um dos principais problemas geradas nas crianças são: • Baixo peso ao nascer • Prematuridade • Retardo no crescimento • Más formações físicas e genéticas. A educação domiciliar no Brasil não é nem um pouco fácil, devido à grande demanda nos colégios visando a capacitação da profissionalidade dos professores; para as crianças receberem esse tipo de treinamento é útil demais. Os professores podem ajudar as crianças como: trazer sociólogos para palestras na escola, criar debates em rodas e conversas. Convidar os pais para palestras com agentes sociais, oferecer repertório para que os pais saibam como promover atividades educacionais em casa, criar um guia prático para o fácil entendimento das famílias a respeito do seu papel no desenvolvimento dos filhos e por fim tentar entrar um pouco no universo na criança para educá-la observando, perguntando, ouvindo e sendo interessado criando uma relação de confiança.
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