
Mobilidade urbana, apoio ao campo e moradia digna marcaram a agenda do governador Jerônimo Rodrigues, na manhã desta terça-feira de Carnaval (17), no município de Maraú, Costa do Dendê. As ações beneficiam diretamente moradores do distrito de Barra Grande e da comunidade quilombola de Terra Verde Minério, promovendo mais mobilidade, qualidade de vida e dignidade para a população.
“As entregas e anúncios que estamos fazendo representam o nosso compromisso com o desenvolvimento dos municípios, com atenção especial às comunidades que mais precisam. São investimentos que transformam a realidade das pessoas, de pequenos produtores e promovem inclusão social”, destacou o governador.
Entre as entregas está a inauguração das obras de pavimentação e drenagem da Avenida Dra. Lili, no distrito de Barra Grande. Executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), em parceria com o município, com R$ 2,6 milhões de recursos estaduais. A obra contempla uma área total de 15 mil metros quadrados, garantindo melhores condições de tráfego, escoamento das águas pluviais e mais segurança para pedestres e motoristas.
Fortalecimento do campo
Foi entregue uma retroescavadeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O equipamento, fruto de emenda parlamentar, “vai ampliar a capacidade de atuação do município em serviços como manutenção de estradas vicinais, apoio à agricultura familiar e obras de pequeno porte”, destacou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
Para quem vive da agricultura familiar, o equipamento chega como um reforço fundamental. Agricultora e apicultora de Maraú, Ildalice Maciel, de 62 anos, vê na entrega uma oportunidade de crescimento coletivo. “Somos onze mulheres na nossa associação, que produzem bolos, bolachas e pães a partir da mandioca. Esse apoio ajuda a gente a crescer, a produzir mais e a garantir renda para nossas famílias”, afirmou.
Unidades Habitacionais
Jerônimo Rodrigues também anunciou a assinatura da ordem de serviço para a construção de 50 unidades habitacionais na comunidade quilombola de Terra Verde Minério, no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida Rural, com investimento total de R$ 4,6 milhões de recursos com fundos Federal e Estadual.
As moradias terão três quartos, sala integrada à cozinha, banheiro e varanda, com metragem total de 64,80 m² e área útil de 58,54 m². As unidades contarão ainda com soluções sustentáveis, como cisterna para captação de água da chuva e acesso à energia elétrica, garantindo mais conforto e segurança às famílias beneficiadas.
Autorizações
Ainda estavam no pacote de anúncios, autorizações para a cessão de viatura para a Polícia Militar, 50 barracas e cobertura da feira livre, duas ambulâncias, um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), trator com implementos agrícolas, requalificação do mercado municipal, e por fim, a elaboração de projeto para a pavimentação com piso intertravado, do trecho que liga a BR-030 ao distrito de Barra Grande.
Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA
Mín. 23° Máx. 31°





