22°C 32°C
Candeias, BA
Publicidade

Estudantes de Conquista criam piso intertravado que substitui brita por plástico

A falta de calçadas adequadas é um problema em diversos estados. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ...

12/01/2026 às 11h57
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Gabriel Pinheiro - Ascom/Secti
Foto: Gabriel Pinheiro - Ascom/Secti

A falta de calçadas adequadas é um problema em diversos estados. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2022, 16% das ruas do Brasil não possuem o calçamento adequado. Esse problema chamou atenção das estudantes Livia Neris e Tainá Ferraz, do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista, que, orientadas pelo professor Briam Christian, desenvolveram um piso intertravado sustentável e de baixo custo que utiliza garrafa pet como matéria-prima.

As jovens cientistas listam os principais diferenciais do PavSolo. “Combatemos os problemas da poluição plástica e da extração de recursos naturais. No lugar da brita, que é um material muito usado na construção civil. utilizamos a garrafa pet. Quando tiramos esse resíduo da natureza, promovemos a sustentabilidade. Outro ponto do nosso bloco, é que ele é acessível e tem um custo mais baixo, o que possibilita que as pessoas possam produzir até mesmo em suas casas”, afirmam Livia e Tainá.

Para o professor Briam Christian, a educação científica e empreendedora permite que a juventude possa viver novas possibilidades. “A escola tem um papel importante de fazer que esses alunos se desenvolvam e percebam que conseguem ir muito além do local que estão hoje. Eu também já fui um aluno que um professor incentivou, estudando aqui na mesma escola, e eu desenvolvi, corri atrás, realizei vários sonhos, por conta de incentivos de professores”, lembra.

Destaque no Bahia Tech Experience (BTX), maior evento de inovação do estado, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Sebrae Bahia, o projeto é motivo de orgulho para a comunidade escolar. As estudantes e o professor planejam buscar, nas próximas etapas do projeto, formas de patentear a ideia e inserir o produto no mercado.

Bahia Faz Ciência

A Secti estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br

Fonte

Ascom/Secti

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias