22°C 32°C
Candeias, BA
Publicidade

Estado lança campanha pelo fim da violência contra a mulher na abertura do Baianão 2026; com transmissão exclusiva pela TVE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), lança, neste sábado (10), uma ca...

09/01/2026 às 19h26
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto ilustrativa: Gabriele Jessi/Irdeb
Foto ilustrativa: Gabriele Jessi/Irdeb

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), lança, neste sábado (10), uma campanha pelo fim da violência contra a mulher, durante a abertura do Campeonato Baiano de Futebol, que será marcada pela partida entre Vitória e Atlético, às 16h, no Barradão, em Salvador. O objetivo é prevenir todas as formas de violência baseada em gênero, utilizando o alcance social do esporte como ferramenta de conscientização e transformação cultural.

A campanha envolve diversas mídias e chamará atenção para situações cotidianas que causam apreensão e medo às mulheres e busca sensibilizar toda a sociedade para a denúncia pelo disque 180, em caso de violência de gênero. Além da campanha, a SPM também levará para alguns estádios a Unidade Móvel de atendimento multidisciplinar às mulheres. Neste sábado (10), a Unidade Móvel estará na entrada principal do Barradão, das 15h às 16h30.

A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, disse que esta é mais uma estratégia na luta pelo fim da violência contra as mulheres. “Esta campanha foi idealizada pelo nosso governador Jerônimo Rodrigues, aproveitando a visibilidade do Baianão, com transmissão ao vivo, para também fazermos essa mobilização de respeito e proteção das mulheres. Queremos, com isso, chamar a atenção de todas as pessoas para o fato de que a violência contra a mulher não é normal e este enfrentamento é uma responsabilidade coletiva. Então, estamos unimos forças com a Federação Baiana de Futebol (FBF), com os dez clubes do campeonato, a Defensoria Pública-Geral do Estado e o Irdeb, nesta parceria”, afirmou.

De acordo com 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada seis minutos uma menina ou mulher sofre violência sexual no Brasil; a cada seis horas, uma mulher é morta por feminicídio, sendo 63% mulheres negras; e três em cada 10 mulheres já foram vítimas de violência doméstica no país. Em dias de jogos, o número de ameaças contra mulheres aumenta, em média, 23,7% e os casos de lesão corporal dolosa no contexto da violência doméstica crescem 20,8% em comparação aos dias sem jogos. Estes dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Transmissão exclusiva da TVE

A partir deste sábado (10), a TVE, em parceria com a Federação Bahiana de Futebol (FBF), fará a transmissão exclusiva de todos os jogos do campeonato, agora também disponível no canal 222 das parabólicas digitais. As partidas poderão ser acompanhadas ainda pelo canal oficial da emissora no YouTube . Os 10 clubes que estão na disputa pelo título da primeira divisão são Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Galícia, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória.

Fonte: Ascom/SPM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias