
Melhores condições de trabalho, ampliação do acesso a equipamentos e novas tecnologias, fortalecimento de sistemas produtivos e geração de renda, a partir do aumento da produção e da produtividade em Grupos Produtivos Locais (GPL). Esses são alguns dos objetivos dos Kits Produtivos, um conjunto de ações realizadas a partir da parceria firmada entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e 25 consórcios públicos intermunicipais baianos.
As ações beneficiam cerca de 40 mil famílias da agricultura familiar, a partir da estratégia de fortalecimento dos sistemas produtivos do Leite, Mel, Mandioca, Cacau, Café, Horticultura, Fruticultura, Ovinos e Caprinos e Galinha Caipira/produção de ovos, em diversos municípios baianos.
Um desses exemplos é o de Daniela de Jesus Nascimento, do Assentamento Terra Prometida, no município de Nova Soure. Ela recebeu 10 colmeias completas com toda indumentária e ferramentas para produção e também assistência técnica, prestada pela Secretaria de Agricultura de Nova Soure e o Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II (CISAN), por meio do convênio com a CAR.
Daniela relata como o projeto dos kits produtivos mudou para melhor a vida dela e de outras famílias beneficiadas com os kits. “Foi muito importante o projeto dos Kits Produtivos, porque muita gente, assim como eu, conseguiu iniciar na apicultura. Hoje, nós já temos uma associação, graças a esses kits, que incentivou muito a gente. Já temos mel, hidromel, mel desidratado, mel cremoso, mel em favo e própolis”.
Por meio do Cisan, foram distribuídos em municípios do Semiárido Baiano 3.300 kits apicultura, uma ação que incentiva e qualifica a atividade e oportuniza a geração de renda para as famílias atendidas.
Investimentos em equipamentos e estrutura
Por meio dos convênios dos Kits Produtivos, já foram distribuídas 578 motocicletas para deslocamento das equipes, 604 tablets para assistência técnica, além de 480 tanques de resfriamento de leite, 623 máquinas forrageiras, 39.280 kits de apicultura, 3.718 galinheiros e 294 kits de irrigação, entre outros equipamentos e insumos para fomentar a produção de agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados e assentadas da reforma agrária.
Por meio de convênio com o Consórcio Alto Sertão, foram instalados 80 galinheiros rústicos em municípios que integram o consórcio, a exemplo dos 16 galinheiros instalados na comunidade de Mutuca, município de Tanque Novo. A iniciativa, que conta com a parceria da Secretaria de Agricultura do município e inclui a estrutura, a entrega de ração e de pintainhas e o serviço de assistência técnica, ampliou a produção de ovos caipiras, que hoje abastece as famílias e é comercializada no município.
“Foi muito bom ter essa parceria entre a CAR e o Consórcio Alto Sertão. Muito bom ter a produção de ovos para o consumo da família e renda, com a venda dos ovos. Só tenho muito a agradecer”, ressalta Etelmino Caldeira Neto, da Comunidade da Mutuca, em Tanque Novo.
Já Maria Nilza Evangelista Santos Nery, da Comunidade de Baixa do Augusto, do município de Palmas de Monte Alto, foi uma das produtoras de leite que recebeu um resfriador e falou sobre a chegada desse equipamento, via convênio com o Consórcio Alto Sertão. “É um equipamento crucial, que chegou na hora certa na região, onde tem uma cadeia leiteira bem grande. Antes, não tinha para onde escoar esse leite, que chega a 1.000 litros/dia, mas agora, com o resfriador, nós estamos escoando para laticínios”.
Outras ações
A iniciativa conta com o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), fomento e agregação de valor à produção, operacionalização do crédito rural, ações de regularização fundiária e ambiental e ações de comercialização, executadas de forma integrada, potencializando o sistema produtivo de maior destaque no GPL.
Fonte
Ascom/CAR
Mín. 22° Máx. 31°





