
Um levantamento do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde apontou que a Bahia tem três hospitais que integram os 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Dentre os três, dois são unidades da Secretaria da Saúde do Estado, o Hospital Ana Nery e o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. A terceira unidade baiana é o Hospital Universitário Professor Edgard Santos.
A seleção inclui hospitais gerais e hospitais especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Para a definição dos “finalistas” do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil foram aplicados critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados, dentre outros.
Ao longo de seus nove anos de funcionamento, o Hospital Estadual da Mulher consolidou-se como referência na saúde da mulher na Bahia, com habilitação como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Em 2024, a unidade ampliou sua capacidade assistencial com a implantação de 78 novos leitos, passando de 163 para 241. Também está em construção um novo ambulatório, que contará com 35 consultórios e salas destinadas à realização de procedimentos.
O Ana Nery é um dos principais centros de referência em cardiologia, nefrologia e transplantes no Nordeste, realizando procedimentos de alta complexidade, como cateterismo, angioplastia, arteriografia e arritmologia, além de transplantes de rim e coração. A unidade atende pacientes de toda a Bahia.
Para a secretária da Saúde do estado, Roberta Santana, este reconhecimento é resultado dos investimentos que o Governo do Estado tem feito na área da saúde. “Temos ampliado e qualificado a assistência na Bahia. No Hospital Ana Nery, um exemplo foi a entrega da reforma e ampliação do serviço de hemodinâmica. No Hospital da Mulher expandimos os serviços oncológicos quimioterápicos e cirúrgicos, possibilitando o atendimento a um número maior de mulheres. Mais que estrutura, contamos com equipes que acolhem os pacientes, dando tratamento humanizado”, afirma Roberta Santana.
Fonte
Ascom/Sesab
Mín. 22° Máx. 30°





