22°C 31°C
Candeias, BA
Publicidade

Papa Leão XIV defende soberania da Venezuela e faz apelo por paz e respeito aos direitos humanos

Leão XIV afirmou que reza pelo povo venezuelano e convidou fiéis de todo o mundo a se unirem em oração

04/01/2026 às 10h07
Por: Redação
Compartilhe:
Papa Leão XIV defende soberania da Venezuela e faz apelo por paz e respeito aos direitos humanos

 

O papa Leão XIV afirmou neste domingo (4) que a Venezuela deve permanecer um país independente e soberano, ao expressar preocupação com a atual situação vivida pela população venezuelana. A declaração foi feita durante a oração do Angelus, no Vaticano, e divulgada pelo Vatican News em português.

Em sua mensagem, o pontífice ressaltou que “o bem do amado povo venezuelano deve prevalecer sobre qualquer outra consideração”, defendendo a superação da violência e a busca por caminhos de justiça e de paz. Leão XIV destacou ainda a importância de garantir a soberania do país, o Estado de Direito previsto na Constituição e o respeito aos direitos humanos e civis de todos.

O papa também chamou atenção para a grave situação econômica enfrentada pela população, com impacto mais severo sobre os mais pobres. Segundo ele, é fundamental trabalhar pela construção de um futuro de colaboração, estabilidade e concórdia, com especial cuidado aos mais vulneráveis.

Ao final, Leão XIV afirmou que reza pelo povo venezuelano e convidou fiéis de todo o mundo a se unirem em oração, confiando a situação do país à intercessão de Nossa Senhora de Coromoto e dos santos José Gregorio Hernández e Irmã Carmen Rendiles.

A manifestação do líder da Igreja Católica ocorre em meio a um cenário de forte tensão política e social na Venezuela e reforça o posicionamento do Vaticano em defesa da paz, da soberania nacional e dos direitos fundamentais da população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias